Entre as principais irregularidades, estão a quantidade excessiva de carboidratos e insuficiente de proteínas
Entre as principais irregularidades, estão a quantidade excessiva de carboidratos e insuficiente de proteínas
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) determinou a suspensão da venda de diversos lotes de whey protein no Brasil, devido a irregularidades nas composições dos produtos. Ao todo, são 48 marcas que, após prazo estipulado, devem retirar os itens das lojas virtuais até esta sexta-feira (6).
Segundo a secretaria, a medida visa proteger a saúde dos consumidores e garantir que os suplementos alimentares se adequem aos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira.
A determinação da Senacon foi adotada depois que a ABENUTRI (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais) enviou ao governo um estudo que apontava adulterações em marcas de whey protein que não apresentavam a mesma quantidade de proteína informada nos rótulos.
Fazer xixi no banho faz mal para a saúde? Veja o que diz urologista
Entre as principais irregularidades, estão a quantidade excessiva de carboidratos e a quantidade insuficiente de proteínas, que não correspondem ao informado aos consumidores.
Além disso, os produtos possuíam alguns ingredientes não declarados nos rótulos, como amido de milho e fécula de mandioca, que podem representar riscos à saúde, principalmente para quem tem alergias alimentares.
Ao g1, a Secretaria-Executiva do CNCP (Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos contra a Propriedade Intelectual) informou que o objetivo foi evitar a venda de produtos com risco potencial à sociedade.
O órgão também pediu para os consumidores pesquisarem sobre os produtos antes de comprarem, além de buscarem acompanhamento profissional para evitar riscos associados ao consumo de suplementos alimentares.
“Os laudos foram apresentados em reunião no Ministério da Justiça e Segurança Pública, que contou com a presença da equipe da Abenutri e do Conselho Federal de Nutrição e, considerando a gravidade da situação, fez-se necessária a atuação do CNCP no sentido de solicitar a suspensão do comércio destes produtos”.
Confira todas as marcas de whey protein suspensos: