O arroz é um dos ingredientes mais presentes na culinária brasileira, especialmente no tradicional arroz e feijão. No entanto, a forma como ele deve ser preparado gera um debate contínuo, principalmente em relação à necessidade de ser lavado antes do cozimento. A ciência entra na discussão e, de acordo com especialistas, a resposta é sim, ele precisa de uma lavagem pré-cozimento.
Além de remover o amido, a prática de lavar o arroz também tem como objetivo eliminar impurezas como poeira, insetos, pedrinhas e pedaços de casca que podem permanecer após o processo de descasque, especialmente quando o processamento não é tão minucioso.
Embora a lavagem seja considerada útil para garantir a limpeza do arroz, é importante destacar que, em relação às bactérias, as altas temperaturas do cozimento têm a capacidade de eliminar todos os micróbios presentes, independentemente de o arroz ser lavado ou não antes de ser cozido.
O problema reside no armazenamento prolongado do arroz cozido ou lavado em temperatura ambiente, pois o processo de cozimento não é suficiente para eliminar os esporos do patógeno Bacillus cereus, que podem encontrar um ambiente propício para crescer em arroz úmido.