Vladimir Putin quer instalar armas nucleares “táticas” em Belarus
“Estados Unidos fazem isso há décadas”, disse o presidente russo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, quer instalar armas nucleares “táticas” em Belarus, país vizinho que é aliado e faz fronteiras com nações integrantes da União Europeia (UE).
“Aqui não há nada inédito: os Estados Unidos fazem isso há décadas. Eles têm suas armas nucleares táticas posicionadas há muito tempo em território de seus aliados”, disse o russo neste sábado (25).
Segundo a agência de notícias internacionais Reuters, esta é a primeira vez desde a metade dos anos 1990 que o país deixa claro que quer armas nucleares também fora de seu território.
A previsão do governo russo é que a construção do armazenamento de armas nucleares em Belarus termine até 1º de julho de 2023.
Na semana passada a Grã-Bretanha decidiu fornecer à Ucrânia munições perfurantes com urânio empobrecido. A Rússia alega que esse armamento tem componentes nucleares, mas a Associated Press afirma que a acusação é falsa.
Paz na Ucrânia?
Mesmo com a forte declaração neste sábado, Putin se reuniu nesta semana com o presidente da China, Xi Jinping, para discutir um plano de paz para possivelmente encerrar a guerra na Ucrânia.
Os Estados Unidos, no entanto, têm rejeitado a ideia de seguir um plano vindo da China porque o país nunca condenou a invasão russa e porque possivelmente a Rússia conquistaria territórios no acordo.