Dicas
0

Violeta africana: onde colocar em casa para florescer sempre

A linda Violeta Africana é uma das plantas de casa duradouras e compactas oferecem flores encantadoras em várias cores, desde o tradicional violeta até diversos tons lindos, essas pequenas plantas semelhantes a lindas joias precisam ser bem tratadas para prosperar e ser saudáveis.

Por suas flores que estão agrupadas acima de uma roseta de folhas peludas, mas sempre dadas as condições de crescimento certas, essa planta pode sim florescer sem parar por meses a fio.

A reprodução desse tipo de planta mais recente, introduziu muitas novas cores de flores, incluindo as de tom coral, amarelo, vermelho escuro, sempre em um tom forte e surpreendente.

Com essas novas reproduções, até a folhagem da violeta ficou mais interessante, e agora você pode encontrar folhas pontiagudas, e recortadas.

Claro que podemos ressaltar que algumas variedades são do tamanho de xícaras de chá, enquanto outras são bem maiores, e algumas variedades têm hábito de arrastar no vaso do plantio.

Essa planta linda têm um valor muito bom, especialmente se você as comprar como plantas em plug.

Esse tipo é muito colecionável e ficam bem agrupado, com isso têm a reputação de serem um pouco difíceis de cultivar, mas com os cuidados e as condições certas, eles sempre prosperarão, pode confiar.

Aprenda plantar

A planta violeta dá muitas pistas sobre seus cuidados – elas precisam de luz forte, calor e umidade, sempre regue com muito cuidado, para não tirar a terra do vaso, e não prejudicar suas folhas e flores, sempre com um pequeno regador, ou melhor ainda, regue por baixo do vaso.

Também procure deixar o excesso de água escorrer depois, pois o composto frio e úmido pode causar podridão nas raízes. Sempre remova as flores da violeta e folhagens gastas imediatamente e tome cuidado para não espirrar água nas folhas ao regar – isso pode causar problemas como mofo cinzento e danificar a planta.

Local de plantio

Essa planta precisa sim de muita luz brilhante e precisam estar a cerca de 40 cm de uma janela. Procure observar de que eles estão fora da luz direta muito forte do sol, pode prejudicar, e pois isso queimará as folhas – um local voltado para o norte ou leste pode ser o ideal.

Lembrando que essas violetas precisam sim de calor (não menos que 16°C) e não mais de 32 graus, e ainda sofrem com as correntes de ar.

As violetas também precisam de umidade – coloque-os sobre um pires de seixos úmidos ou coloque-os em uma sala que receba bastante umidade, como um banheiro ou até mesmo em sua cozinha.

Passo a passo de plantio

Procure cultivar em um vaso pequeno com orifícios de drenagem no fundo, em uma planta doméstica ou em um composto especializado em esse tipo de planta.

Você ainda pode replantar em um vaso ou balde um pouco maior uma vez que quando está começando a crescer além do vaso.

Saiba ainda que um recepiente muito grande estimulará o crescimento de folhas em detrimento das flores; esse tipo de plantas sempre se dão melhor em um vaso com cerca de 1/3 do diâmetro de suas folhas.

Cuidados

Procure sempre regar quando de dois em dois dias, mas sempre evite espirrar água nas folhas ao regar – como citamos acima use um regador pequeno e tenha muito cuidado ou melhor ainda, regue a violeta por baixo deixando o vaso em um prato ou pires por cerca de 30 minutos, utilize água morna e deixe o excesso escorrer depois para drenagem.

Você pode fertilizar e alimentar uma vez a cada 30 dias com uma ração fraca com alto teor de potássio na primavera e no verão para estimular as flores.

Procure não borrife com o spray as folhas de sua violeta africana – embora ela precise de umidade, as folhas molhadas causarão problemas, uma dica é que você pode colocar sua planta em uma sala úmida ou colocá-la em um pires de seixos mais úmidos.

Como propagar a violeta

Agora uma boa informação, sempre o jeito mais fácil de propagar essa planta é por meio de estacas de folhas na primavera – em pequenos vasos individuais ou em uma bandeja de sementes.

Procure remover uma folha madura da planta, com o caule preso, sempre com uma faca cuidadosamente, corte o talo da violeta.

Agora faça um buraquinho na terra com uma caneta ou lápis e insira o talo da folha de forma que a base da folha apenas toque o composto com terra.

Você pode agora regar bem, permitindo que o excesso de água escorra e se drene, para continuar você deve cobrir com um saco plástico transparente e coloque em um local quente e claro, longe do sol direto por enquanto.

Após mais ou menos 30 dias, você deve ver pequenas plantas novas na base da folha, agora você deve remover a tampa e, quando as plantas violetas tiverem aumentado um pouco de tamanho, coloque-as em vasos pequenos individuais, e pronto.