Tremor de magnitude 7,7 atingiu Mianmar e foi sentido em países vizinhos. Desabamento de prédio em Bangkok deixou mortos e feridos

Tremor de magnitude 7,7 atingiu Mianmar e foi sentido em países vizinhos. Desabamento de prédio em Bangkok deixou mortos e feridos
Câmeras de segurança registraram o momento em que várias pessoas que estavam em uma piscina no topo de um arranha-céu em Bangkok, na Tailândia, foram surpreendidas pelo terremoto que atingiu a região na sexta-feira (28).
Nas imagens, é possível ver quando a água começa a ondular violentamente e transbordar. Assustados, um casal, que estava dentro da piscina, e outro homem saem rapidamente do local.
A mulher chega a cair durante a fuga. Ao fundo, outras pessoas, dentro e fora da piscina, também abandonam o espaço enquanto o terremoto gera abalos na estrutura do edifício.
‘Clara sensação de que ia morrer’: brasileiro relata desespero durante terremoto na Tailândia
‘Cheiro de morte’ toma cidade de Mianmar após terremoto matar mais de 1.600 pessoas
Liquefação do solo ocorre quando um terremoto faz o chão agir como água, explica professor
O tremor de magnitude 7,7 teve epicentro em Mianmar e causou destruição em várias regiões do país e em nações vizinhas. Até este domingo (30), as autoridades de Mianmar confirmaram ao menos 1.700 mortos, mais de 3.400 feridos e 300 desaparecidos.
Na Tailândia, o colapso de um edifício em construção na capital deixou pelo menos 18 mortos. Ao menos 76 pessoas permanecem soterradas nos escombros, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes em meio aos escombros, utilizando drones e cães farejadores. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) havia emitido um alerta vermelho antes do tremor, prevendo que mais de 10 mil pessoas poderiam morrer.
A junta militar que governa Mianmar decretou estado de emergência em seis regiões, incluindo Sagaing, Mandalay e a capital Naipidau. O líder militar Min Aung Hlaing alertou que o número de vítimas pode aumentar e pediu ajuda internacional para enfrentar a crise humanitária.
Países como Índia, China e Tailândia enviaram suprimentos e equipes de resgate, segundo a Reuters. A Cruz Vermelha Internacional disse que as necessidades humanitárias crescem a cada hora. “A destruição foi extensa”, declarou a entidade.
A infraestrutura do país foi severamente danificada, dificultando o acesso a regiões afetadas. Hospitais em Mandalay e Naipidau estão sobrecarregados, e equipes de resgate da Rússia e da Índia foram enviadas para auxiliar nos atendimentos.
A situação se agrava ainda em Mianmar devido à guerra civil que assola o país desde o golpe militar de 2021, que derrubou o governo eleito de Aung San Suu Kyi.