Vidente previu morte de Silvio Santos durante programa no SBT
Mulher participou do programa no começo desta semana
A morte de Silvio Santos neste sábado (17) teria sido anunciada pela vidente Chaline Grazik na última segunda-feira (12), quando ela participou de um programa no SBT. Durante o “Chega mais”, ela disse que um comunicador morreria nos próximos dias, o que causaria comoção em todo o país.
— Me mostra a morte de um homem, nos próximos dias. Uma pessoa que gosta de se comunicar, que foi um ícone, que vai trazer sofrimento para o Brasil. Eu vejo as pessoas falando de nostalgia, de lembranças. É como se o ciclo dele tivesse se encerrado aqui, e as coisas tendem a não ficar boas. Eu não gosto de falar de desencarne, mas infelizmente mostra a morte deste homem mais velho — disse ela no programa ao vivo.
Conforme informações do Globo, o episódio gerou comentários na internet, pois Silvio Santos já estava internado desde o começo do mês devido a uma gripe. A causa da morte foi uma broncopneumonia.
Silvio tinha 93 anos. A morte dele no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, movimentou as redes sociais nas últimas horas. Artistas e fãs recorreram à internet para manifestar a dor e o carinho que tinham por Senor Abravanel;
Relembre alguns momentos marcantes de Silvio Santos
De camelô a bilionário
Silvio fundou o SBT (sigla para Sistema Brasileiro de Televisão) em 1981 e a rede de TV se tornou a terceira maior do Brasil. Neste ponto de sua vida, no entanto, o apresentador já era um empresário consagrado. Senor Abravanel nasceu em 12 de dezembro de 1930 no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Era filho de dois imigrantes judeus do antigo Império Otomano: o pai, Alberto, veio de uma região que hoje faz parte da Grécia, e a mãe, Rebecca, de uma cidade que atualmente está na Turquia.
Quando adolescente, Silvio trabalhava como vendedor ambulante nas ruas do Rio de Janeiro. Ainda jovem, foi convidado para ser locutor na Rádio Guanabara, mas logo voltou a trabalhar como ambulante, porque faturava mais. Sílvio também teve uma breve passagem no Exército brasileiro, aos 18 anos. Para fazer uma renda extra, atuava de locutor em uma rádio de Niterói.
Aos 20 anos, Silvio se mudou para São Paulo, onde trabalhava apresentando espetáculos e sorteios em caravanas de artistas. Nesta época, acabou se formando como técnico em contabilidade, mas decidiu seguir na carreira artística, conseguindo uma nova vaga como locutor de rádio na Rádio Nacional de São Paulo.
Em 1958, Silvio percebeu uma oportunidade nos negócios de seu amigo, Manoel da Nóbrega: o Baú da Felicidade. O amigo estava com dificuldades de administrar a empresa de venda de brinquedos e pediu a ajuda de Silvio, que não demorou muito para assumir total controle da empresa.
Assim, em 1962 surge o Grupo Silvio Santos, que além de brinquedos vendia eletrodomésticos. Na mesma época, o futuro bilionário estreava seu primeiro programa na TV, chamado “Vamos Brincar de Forca”, que mais tarde se tornaria o “Programa Silvio Santos” O apresentador usava o programa para fazer propaganda do Baú da Felicidade.
O negócio passou a se expandir e começou a vender diversos produtos e bens como casas e carros. Com a alta demanda, Silvio criou empresas nas mais variadas áreas. Entre 1965 e 1975, ele fundou ou comprou mais de dez empreendimentos, como a Baú Construtora, a concessionária Vimave e a Marca Filmes. Em 1972, as empresas passariam a ser administradas pela holding Silvio Santos S/A.
Em 1969, Silvio fundou a Baú Financeira, para aplicar o dinheiro dos demais empreendimentos. Este era o embrião do que mais tarde seria o Banco PanAmericano. Em 1975, a divisão financeira do Grupo Silvio Santos ganharia ainda o reforço da Liderança Capitalização, que em 1991 passou a comercializar a TeleSena.
Em 1981, Silvio fundou o SBT e, ao longo das décadas de 1980 e 1990, passou a se dedicar exclusivamente à sua expansão. Com a alta popularidade, o empresário chegou a concorrer ao cargo de presidente nas eleições de 1989, mas teve a candidatura barrada na Justiça por seu envolvimento com a mídia.
Nos anos 2000, Silvio Santos fundou a empresa de cosméticos Jequiti, e em 2007 inaugurou o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá. Hoje, o fundador do SBT possui mais de 30 empresas. Segundo levantamento da revista Forbes, a fortuna do magnata das comunicações é estimada em R$ 1,6 bilhão. Em julho deste ano, Cintia Abravanel confirmou em entrevista à Folha de São Paulo que o apresentador já havia feito a divisão de sua herança, e que o SBT ficaria sob o comando das filhas.