Victor 6000: conheça o robô que poderá resgatar o submarino desaparecido
O Victor 6000, um robô subaquático, foi lançado nas profundezas do oceano para iniciar a busca pelo submarino que desapareceu
Esse equipamento foi especialmente projetado para fins científicos oceanográficos e está equipado com um sistema de navegação altamente avançado e uma variedade de sensores.
De acordo com a Reuters, a Frota Oceanográfica Francesa utiliza o Victor 6000 desde 1999 para realizar tarefas de observação e manipulação em profundidades de até 6.000 metros.
Criado no mesmo ano em que foi incorporado à frota francesa, o equipamento foi desenvolvido pela empresa canadense International Submarine Engineering (ISE).
O robô possui um sistema de câmeras em HD e 4K, permitindo a captura de imagens em 3D da área em que está sendo observado.
Os engenheiros controlam o dispositivo a partir de um navio e, graças ao cabo de fibra óptica de 8.000 metros, que fornece 20 kW de energia elétrica, o robô não possui limite de tempo de operação nas profundezas do mar.
Em quase 25 anos de uso, o Victor 6000 realizou mais de 700 mergulhos, e seu sistema de navegação é considerado altamente eficiente.
O Victor 6000 possui a capacidade de desobstruir o submarino Titan de quaisquer obstáculos que estejam impedindo seu movimento. Além disso, a máquina pode conectar um cabo ao submarino da Ocean Gate e trazê-lo de volta à superfície usando um sistema chamado Flyaway Deep Ocean Salvage System.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos está fornecendo atualizações em tempo real sobre as operações por meio de suas redes. Ainda não é possível estimar a duração do processo nem ter informações sobre as condições em que os tripulantes se encontram.