BrasilGoverno FederalJustiçaPolítica

Uso de avião da FAB: Advogado quer que Moraes seja investigado

Solicitação será avaliada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet

O advogado Enio Martins Murad pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, seja investigado. De acordo com o pedido, o ministro teria usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para fins pessoais.

Murad protocolou o pedido, na última quarta-feira (2). Ele diz que não houve interesse público relevante para justificar a despesa.

A solicitação de Murad será avaliada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que decidirá se cabe abertura de um inquérito para investigar o caso.

O advogado aponta que o ministro pode ter cometido improbidade administrativa ao utilizar o avião oficial. As informações são da Oeste.

Moraes utilizou uma aeronave da FAB para fazer uma viagem entre Brasília e São Paulo, no dia 26 de março, véspera do jogo entre Corinthians e Palmeiras pela final do Campeonato Paulista. O magistrado, que é corintiano, assistiu ao jogo na Neo Química Arena, na Zona Leste de São Paulo.

De acordo com as informações disponíveis no site da FAB, o voo teve apenas um passageiro transportado e teria sido mobilizado por razões de segurança. No entanto, o órgão que solicitou a viagem e a identificação do passageiro não foram informadas oficialmente. O jornal Folha de S.Paulo, porém, confirmou que era realmente o ministro quem estava na aeronave.

Segundo o veículo, Moraes saiu da capital federal horas após participar da sessão da Primeira Turma do STF que decidiu tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de uma suposta tentativa de golpe de Estado. Na tarde do dia seguinte, ainda em São Paulo, o ministro participou por vídeo dos julgamentos da Suprema Corte.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, na Neo Química Arena durante final do Campeonato Paulista, na semana passada – Foto: Reprodução

Em 27 de março, dia do jogo do Corinthians, Moraes acompanhou a partida no estádio do clube. Nas redes sociais, vídeos mostraram o ministro do STF na Neo Química Arena com a camisa do Corinthians e boné, ao lado de sua esposa, a advogada Viviane Barci, e do ministro Flávio Dino.

No dia seguinte ao jogo, Moraes ainda participou do seminário Democracia, Justiça, Política e o Futuro do Ministério Público na Perspectiva Feminina, também na capital paulista. Questionados pela Folha, o STF, a FAB e o Ministério da Defesa não se manifestaram sobre a viagem do ministro.