Donald Trump decidiu suspender as sanções e as tarifas comerciais direcionadas à Colômbia. A decisão foi anunciada depois que o governo colombiano aceitou receber seus cidadãos deportados dos EUA. A informação foi divulgada pela secretária de imprensa da Casa Branca, em um comunicado oficial, neste domingo, 26.
A medida surgiu em um momento de tensão. Horas antes, o presidente Donald Trump tinha anunciado sanções e tarifas contra a Colômbia. A ação foi uma reação à recusa do país sul-americano em permitir a entrada de deportados em voos militares norte-americanos.
Segundo o comunicado da Casa Branca, a Colômbia concordou integralmente com os termos propostos por Trump. A aceitação inclui imigrantes ilegais deportados, independentemente do meio de transporte, até mesmo em aeronaves militares. No entanto, as restrições a vistos de oficiais colombianos e de seus familiares continuarão vigentes até que o primeiro voo de deportados chegue ao território colombiano.
A suspensão das sanções, conforme o governo norte-americano, está condicionada ao cumprimento efetivo da repatriação dos colombianos. Em resposta, a chancelaria colombiana confirmou o encerramento do impasse entre os dois países.