CuriosidadesEleiçõesMundoPolítica

Trump reinstala “botão da Coca-Cola” no Salão Oval; entenda

Salão Oval redecorado a gosto do republicano traz mais essa novidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conta na Casa Branca com um Salão Oval redecorado a seu gosto e que, como em seu primeiro mandato (2017-2021), inclui um botão em sua mesa para pedir Coca-Cola.

Esse botão, que ganhou fama nos primeiros quatro anos de Trump no poder, foi retirado durante o governo de Joe Biden e voltou, de acordo com as primeiras imagens que foram divulgadas do novo escritório do presidente republicano.

Trump é conhecido por seu gosto pela versão diet do refrigerante.

– Do nada, ele apertava o botão de repente. Sem saber o que fazer, os convidados se entreolhavam com as sobrancelhas arqueadas. Momentos depois, um mordomo entrava na sala com um copo cheio de Diet Coke em uma bandeja de prata, e Trump caía na gargalhada – disse o portal The Hill sobre os primeiros anos do republicano na Casa Branca.

Esse botão não foi a única mudança. Como há quatro anos, um retrato de George Washington (1789-1797), o primeiro líder do país, agora está colocado acima da lareira. Perto dele estão um retrato de Alexander Hamilton, o primeiro secretário do Tesouro, e outro de Thomas Jefferson, o terceiro presidente (1801-1809).

De acordo com o The Wall Street Journal, o busto do ativista de direitos humanos Martin Luther King Jr. permanece, e novas figuras de águia de prata foram colocadas sobre a lareira.

Há também um busto do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1940-1945) que estava no primeiro mandato de Trump, mas que Biden (2021-2025) removeu do Salão Oval ao assumir o cargo.

Toda vez que um novo presidente assume o cargo, ele aplica mudanças mais ou menos significativas na decoração da residência presidencial.

The Wall Street Journal lembrou que Biden pendurou um retrato de Benjamin Franklin, um dos pais fundadores da nação, para destacar seu compromisso com a ciência, e Trump o manteve nessa nova fase. De acordo com o jornal, a equipe fez as modificações quando o democrata ainda estava no prédio.

Trump também recuperou um tapete de tons neutros que usou em seu primeiro mandato, em comparação com o tapete azul profundo instalado por seu antecessor, e colocou de volta as bandeiras dos diferentes ramos das Forças Armadas, que Biden também havia removido.

Fonte: EFE