MundoNotíciasPolítica

Trump fala em aplicar tarifa adicional de 50% contra China

Presidente americano se pronunciou após país asiático retaliar tarifa decretada por ele

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou nesta segunda-feira (7) em impor uma tarifa adicional de 50% sobre produtos procedentes da China se o governo do país asiático não retirar as taxas sobre os produtos americanos até esta terça-feira, dia 8 de abril, em retaliação ao plano tarifário de Washington.

– Se a China não retirar seu aumento de 34%, além de seus abusos comerciais de longo prazo, até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão tarifas adicionais de 50% à China, a partir de 9 de abril – anunciou Trump em sua rede social, Truth Social.

Trump também advertiu que “serão suspensas todas as conversas com a China” sobre as negociações que o republicano disse que Pequim solicitou para tratar da guerra comercial.

O republicano criticou a China por impor tarifas retaliatórias de 34% sobre produtos procedentes dos EUA, barreiras comerciais que, nas palavras de Trump, “somam-se às suas tarifas recordes, tarifas não monetárias, subsídios ilegais a empresas e manipulação em massa de moeda a longo prazo”.

– Isso apesar do meu aviso de que qualquer país que retaliar os Estados Unidos impondo tarifas adicionais enfrentará imediatamente tarifas substancialmente mais altas além das inicialmente impostas – declarou.

A China impôs tarifas de 34% a produtos dos Estados Unidos depois que Trump anunciou um “tarifaço” para vários países do mundo em 2 de abril, anunciando tarifas mínimas de 10% e adicionais em alguns casos, que para produtos do país asiático chegam a 34%. Somando as taxas anteriores, Trump teria imposto tarifas que totalizariam 54% sobre produtos exportados da China para os EUA.

Pequim, por sua vez, advertiu nesta segunda que “pressão e ameaças não são a maneira correta de se envolver com a China”. Trump tem se mostrado “aberto” a negociar com cada país somente se for para reduzir o déficit comercial dos EUA com outras nações.