MundoNotíciasPolítica

Trump: EUA estavam nas mãos de um “establishment corrupto”

Declaração foi feita durante discurso de posse do republicano, nesta segunda-feira

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em seu discurso de posse, nesta segunda-feira (20), declarou que o governo de seu país estava sob o comando de um “establishment corrupto”.

– Temos agora um governo que não consegue nem mesmo administrar uma única crise interna e, ao mesmo tempo, tropeça em um catálogo contínuo de eventos catastróficos no exterior – disse o republicano.

O líder da direita americana seguiu criticando as fraquezas da gestão democrata.

– [O governo] não consegue proteger nossos magníficos cidadãos americanos que obedecem à lei, mas oferece santuários e proteção para cidadãos perigosos, muitos deles vindos de prisões e instituições mentais que entraram ilegalmente em nosso país vindos de todas as partes do mundo.

Trump prometeu “reverter a completa e total traição horrível, de muitas traições, que ocorreram para devolver às pessoas sua fé, riqueza, democracia e, de fato, sua liberdade”.

Em discurso que durou cerca de 30 minutos, no Capitólio, o republicano afirmou que foi salvo por Deus para “fazer a América grande novamente”, em menção ao atentado que sofreu em julho, durante evento de campanha.