“Eles vão pagar um preço por pegar nosso tesouro”, disse o presidente norte-americano

“Eles vão pagar um preço por pegar nosso tesouro”, disse o presidente norte-americano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou o Brasil como um dos países que enriqueceram cobrando tarifas de sua nação e disse que é dessa forma que o Estado brasileiro “sobrevive”. A declaração ocorreu durante entrevista à revista Time publicada nesta sexta-feira (25).
– Foi isso que a China fez com a gente. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, a Índia cobra de 100% a 150%. Se você olhar para o Brasil, se você olhar para muitos, muitos países, eles cobram tarifas. É assim que eles sobrevivem. Foi assim que eles ficaram ricos – disse o republicano.
O chefe da Casa Branca ainda afirmou que se os EUA não taxarem outros países, as empresas não vão escolher mudar suas sedes de produção para lá. Segundo o presidente, ele já conseguiu 7 trilhões de dólares (R$ 39 trilhões) em novas “plantas, fábricas” e investimentos vindos para o país norte-americano.
– Elas estão vindo porque não querem pagar as tarifas. Lembre-se disso: não há tarifas se elas fizerem seus produtos aqui. Você ainda não percebe, mas isso é um tremendo sucesso o que está acontecendo. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares, dinheiro que nunca arrecadamos antes – acrescentou, relatando já ter fechado 200 acordos com países e empresas desde o início da guerra tarifária.
Ele comparou os EUA com a “maior loja de departamentos da história”.
– Todo mundo que tirar coisas de lá. Eles vão entrar e vão pagar um preço por pegar nosso tesouro, por tirar nossos empregos, por fazer todas essas coisas – queixou-se.