BrasilEleiçõesInternetJustiçaMundoPolítica

Trump aciona pessoa da sua confiança para acompanhar o Brasil de perto

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está monitorando de perto os desdobramentos políticos no Brasil. Segundo informações, ele encomendou a um pesquisador de sua confiança — o mesmo que atuou em sua campanha eleitoral — um levantamento interno sobre a percepção dos brasileiros a respeito de figuras centrais como Jair Bolsonaro, Lula, Alexandre de Moraes, Elon Musk e Eduardo Bolsonaro.

De acordo com os dados obtidos, Jair Bolsonaro lideraria uma eventual disputa presidencial contra Lula, com 43% das intenções de voto contra 40%. O estudo também indicou que Eduardo Bolsonaro, mesmo diante da inelegibilidade do pai, teria um desempenho semelhante, superando Lula por 41% a 40%. Em ambos os cenários, há um empate técnico, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais.

O levantamento, que já circula entre conselheiros próximos de Trump, revela ainda uma divisão da opinião pública quanto às acusações contra Bolsonaro. Enquanto 29% acreditam que ele violou a lei, 31% discordam dessa visão. Outros 22% não souberam opinar, mas avaliaram que uma possível prisão seria “exagerada”, e 18% não quiseram responder.

Trump também tem demonstrado interesse nos embates envolvendo o ministro Alexandre de Moraes e o empresário Elon Musk. O estudo apontou que Moraes enfrenta rejeição de 47% dos entrevistados, enquanto Musk tem 38% de rejeição.

Outro dado expressivo da pesquisa mostra um sentimento generalizado de insatisfação entre os brasileiros: 74% disseram acreditar que o país está “na direção errada”.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 25 de fevereiro, por telefone e com entrevistadores humanos, embora não tenham sido divulgadas informações detalhadas sobre os estados consultados ou o número exato de participantes.