Dicas
0

‘Teste secreto’ de inteligência: com ele você descobre se é superdotado

Se você sempre se perguntou se é superdotado ou possui habilidades acima da média, aqui está a chance de descobrir.

Você já parou para pensar se você é superdotado? Isso mesmo, aquele termo que costumamos usar para pessoas com habilidades acima da média, que se destacam na resolução de problemas e têm uma incrível capacidade de aprender rápido. Se a ideia já passou pela sua cabeça, saiba que existe um “teste secreto” que pode responder a essa pergunta. Intrigado? Então, continue a leitura!

Primeiro, é importante dizer que essa avaliação é realizada pela Mensa Brasil, uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne pessoas com alto Quociente de Inteligência (QI). O conteúdo desse teste é mantido em sigilo absoluto para evitar fraudes. Ou seja, você só terá conhecimento do que precisa responder na hora da realização.

Carlos Eduardo Fonseca, vice-presidente da Mensa, explica que os testes psicométricos válidos no Brasil precisam ter o aval do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Isso garante a confiabilidade do processo.

A Mensa conta com mais de um teste disponível, que é selecionado pelo psicólogo aplicador local. E vale lembrar que a aplicação ocorre em diferentes cidades brasileiras. Recentemente, por exemplo, São José dos Campos, em São Paulo, foi o local escolhido para a realização da prova.

Quem pode fazer o teste?

Segundo a Mensa Brasil, apenas pessoas com idades entre 17 e 63 anos que tenham, no mínimo, o ensino superior incompleto (cursando ou não). O teste individual custa R$ 163, enquanto o coletivo sai por R$ 108.

O teste aplicado é chamado de “culture fair”, ou seja, independe da cultura ou língua falada pelo candidato. Não é necessário preparo prévio para a prova. A recomendação da entidade é que o candidato compareça descansado e bem-disposto, levando uma caneta azul ou preta.

Agora, vamos ao ponto que realmente interessa: para se tornar membro da Mensa, uma espécie de “clube” de pessoas superinteligentes, é necessário marcar mais de 130 pontos no teste de QI. A média no Brasil, por outro lado, é de 83 pontos, o que se torna um grande obstáculo para a maioria dos brasileiros.

Esse desafio é tão grande que a Mensa estima que apenas 2% da população mundial tem um QI considerado alto, ou seja, com pontuação acima de 130. No Brasil, considerando esse percentual, cerca de 4 milhões de pessoas são “superinteligentes“.

Então, se você sempre se perguntou se é superdotado, aqui está a chance de descobrir.