CuriosidadesDicasNotícias
0

Tesouros do Brasil: 3 cidades históricas lindas que vão tirar o seu fôlego (e poupar seu bolso)

A experiência de fazer turismo nacional pode ser ainda mais imersiva, dado os fatos históricos, preservação e autenticidade dos locais.

O Brasil, um país de proporções continentais, é um local muito atraente para turistas – sejam eles internacionais ou brasileiros de outras regiões. Algumas cidades em específico possuem um valor ainda maior, devido ao seu contexto histórico.

Três cidades históricas para você passear no Brasil

Ouro Preto

Você sabia que a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é considerada pela UNESCO como um patrimônio mundial? Honrada internacionalmente, o reconhecimento veio em 1980.

Conhecida pela sua bela arquitetura preservada, o local foi fundado no final do Século XVII (17), sendo conhecido por ser um centro importante durante o período colonial, devido a toda sua riqueza de ouro — que explica o nome — e as igrejas barrocas.

Para os admiradores da natureza, a cidade foi construída em meio a colinas e montanhas! Imagina só a sensação de observar a cidade sob um ponto de vista alto!

Um dos destaques, como comentado, são as igrejas. A mais popular delas é a Igreja católica de São Francisco de Assis. Inaugurada em 1647, ela foi construída em estilo Barroco, com elementos decorativos rococós, com grande parte dos detalhes arquitetônicos atribuídos a Aleijadinho, famoso escultor e arquiteto brasileiro.

Por ser uma cidade histórica, museus não podem faltar. O mais popular deles é o Museu da Inconfidência, que conta a história da Inconfidência Mineira, um movimento contra o domínio português durante o século XVIII.

Paraty

Agora, voamos para o Rio de Janeiro, até uma cidade com apenas 43.680 habitantes (2020). Analogamente a Ouro Preto, a cidade é famosa devido sua arquitetura colonial e sua beleza natural.

As semelhanças não param: a cidade também foi fundada no século XVII, empenhando um papel estratégico durante o período colonial, ao ser um ponto de escoamento do ouro produzido em Minas Gerais. Nesse sentido, o “Caminho do Ouro” é um trecho do antigo caminho seguido para trazer as riquezas de Minas Gerais até o litoral, para depois serem levadas para Portugal.

Além disso, as igrejas não faltam; as mais populares são a Igreja Matriz, e a de Santa Rita.

Pulando para o agora, a cidade é um centro turístico devido ao seu patrimônio histórico e sua beleza, que levou a cidade a também ser reconhecida pela UNESCO em 2019.

Equipada com suas ruas de pedra e arquitetura colonial, outra motivação que faz do turismo da cidade forte é a Festa Literária Internacional, a Flip. O evento que acontece anualmente reúne diversas pessoas de renome da literatura. Durante o período, a cidade fica ainda mais corrida.

Falando de suas belezas, a região abriga várias ilhas e praias belas e dispõe de passeios de barco, mergulho e trilhas. Para quem quer uma aventura, uma opção a ser pensada.

Recife

A cidade recebeu o título de Cidade Criativa da UNESCO em 2021, e chegou a ser nomeada como a ‘cidade da música’.

Sendo uma das cidades mais antigas do Brasil e de longe a mais populosa da lista, a cidade mistura modernismo, com tradição, criatividade e diversidade cultural.

No bairro Recife Antigo, é encontrada diversas atrações para os turistas. A principal atração do Recife Antigo é o Marco Zero, também conhecido como Praça Rio Branco.

Próximo ao Porto do Recife, ele é o lugar de referência onde a cidade nasceu. A partir dali, é possível visitar diversos pontos preservados, como igrejas barrocas.