CuriosidadesMundoNotícias
0

Qual a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?

Termos se misturam na linguagem informal, mas cada um tem seu próprio significado

Amigos que visitam Londres ou seguidores nas redes sociais perguntam com alguma frequência: afinal, qual a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?

Para começar, precisamos lembrar o nome oficial do país que tem como capital a belíssima e vibrante cidade de Londres: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Esse longo nome mistura definições políticas e também geográficas.

O Reino Unido é a abreviação do nome completo do país. E ele, o Reino Unido, é formado pela união política de quatro países diferentes: a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte.

A Inglaterra, portanto, é apenas uma das quatro entidades que formam a nação.

No entanto, ela é a mais poderosa do grupo, já que tem uma economia e uma população muito maiores do que os outros três países juntos.

É por conta dessa predominância que muitas expressões foram cunhadas na linguagem informal misturando as palavras e dando a entender, erroneamente, que Inglaterra e Reino Unido seriam a mesma coisa.

Por fim, a definição geográfica: Grã-Bretanha é o nome da ilha que fica no noroeste da Europa e onde se situam a própria Inglaterra (na parte sul e central), a Escócia (no norte) e o País de Gales (no sudoeste da ilha).

O quarto país, a Irlanda do Norte, como o próprio nome indica, fica ao norte da ilha da Irlanda.

Na parte sul desta segunda ilha fica a República da Irlanda, um país completamente independente do Reino Unido.

Os quatro países do Reino Unido têm uma coisa em comum: em todos a vida social gira em torno dos pubs — onde o copo de cerveja (chamado por aqui de pint) tem 568ml.

Todos bebem e apreciam o gin & tônica, que foi inventado pelos militares britânicos que serviam na Índia no tempo do Império Britânico. Mas é na Escócia, entretanto, que é produzida a bebida que se tornou símbolo nacional, o whisky. Não confundir com o whiskey, com “e”, como são nomeadas os destilados de malte produzidos nos Estados Unidos e na Irlanda.