Termos se misturam na linguagem informal, mas cada um tem seu próprio significado

Termos se misturam na linguagem informal, mas cada um tem seu próprio significado
Amigos que visitam Londres ou seguidores nas redes sociais perguntam com alguma frequência: afinal, qual a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?
Para começar, precisamos lembrar o nome oficial do país que tem como capital a belíssima e vibrante cidade de Londres: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.
Esse longo nome mistura definições políticas e também geográficas.
O Reino Unido é a abreviação do nome completo do país. E ele, o Reino Unido, é formado pela união política de quatro países diferentes: a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte.
A Inglaterra, portanto, é apenas uma das quatro entidades que formam a nação.
No entanto, ela é a mais poderosa do grupo, já que tem uma economia e uma população muito maiores do que os outros três países juntos.
É por conta dessa predominância que muitas expressões foram cunhadas na linguagem informal misturando as palavras e dando a entender, erroneamente, que Inglaterra e Reino Unido seriam a mesma coisa.
Por fim, a definição geográfica: Grã-Bretanha é o nome da ilha que fica no noroeste da Europa e onde se situam a própria Inglaterra (na parte sul e central), a Escócia (no norte) e o País de Gales (no sudoeste da ilha).
O quarto país, a Irlanda do Norte, como o próprio nome indica, fica ao norte da ilha da Irlanda.
Na parte sul desta segunda ilha fica a República da Irlanda, um país completamente independente do Reino Unido.
Os quatro países do Reino Unido têm uma coisa em comum: em todos a vida social gira em torno dos pubs — onde o copo de cerveja (chamado por aqui de pint) tem 568ml.
Todos bebem e apreciam o gin & tônica, que foi inventado pelos militares britânicos que serviam na Índia no tempo do Império Britânico. Mas é na Escócia, entretanto, que é produzida a bebida que se tornou símbolo nacional, o whisky. Não confundir com o whiskey, com “e”, como são nomeadas os destilados de malte produzidos nos Estados Unidos e na Irlanda.