Sucuri gigante é encontrada morta a tiros, diz fotógrafo
A cobra tinha cerca de sete metros e foi encontrada na beira do rio Formoso
Conhecida por Ana Julia, a sucuri de cerca de sete metros de comprimento, popular entre os turistas de Bonito, no Mato Grosso, foi encontrada morta na beira do rio Formoso neste domingo (24).
Segundo o fotógrafo e documentarista Cristian Dimitrius, o animal é o mesmo que viralizou recentemente em um vídeo compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk. Ele também alega que a morte da cobra tenha acontecido a tiros. A causa, no entanto, é foco de análise e investigações da Polícia Militar Ambiental (PMA).
A cobra teria recebido o nome de Ana Júlia há cerca de dez anos, durante as gravações de um documentário para a BBC. Desde então, Dimitrius e sua equipe encontravam o animal regularmente.
Em nota, a prefeitura de Bonito repudiou o ocorrido e disse aguardar a punição dos responsáveis. “A relevância de um animal desse porte nas nossas áreas mostram o quão equilibrado o nosso ambiente está, porque um ambiente para suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar no mínimo equilibrado e essa atitude pessoal, de alguém que cometa um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que a gente trabalha para em prol do meio ambiente. Então esperamos que as autoridades competentes consigam identificar os autores e punir os culpados”.