As flores conferem um encanto singular, uma frescura colorida e um verdadeiro toque de exuberância ao seu jardim. Mas para otimizar seu crescimento e manter sua longevidade, eles precisam de uma panóplia de cuidados adaptados e nutrientes adequados. Você não precisa aplicar consistentemente ingredientes químicos que, infelizmente, poluem o meio ambiente. Porque não apostar numa alternativa mais saudável e ecológica? Aqui está uma seleção de fertilizantes naturais que ajudarão suas flores a florescer com segurança!
Quais são os melhores fertilizantes para o seu jardim?
Fertilizantes industriais e químicos não são necessariamente a melhor solução para obter plantas bonitas, saudáveis e duráveis. Pelo contrário. Apesar de sua eficácia comprovada na promoção de seu crescimento, esses produtos artificiais também são conhecidos por seus efeitos nocivos e agressivos. Porém, com ingredientes naturais, você pode ter resultados tão satisfatórios, ou até mais. Para crescer até o dobro de flores ao ar livre, nada como um fertilizante orgânico natural que respeita os tesouros da Mãe Natureza. Como bônus, você provavelmente já tem tudo o que precisa em casa!
Arroz, uma fonte inesgotável de benefícios para as plantas
Começando com arroz branco. Muitas pessoas desconhecem, mas é um excelente fertilizante natural para suas plantas. De fato, esse alimento, consumido mundialmente, é rico em amido, carboidratos e vitamina B, o que o torna uma ótima fonte de nutrientes para as plantas. Mas não é só: também contém minerais como nitrogênio, fósforo, magnésio e potássio, substâncias ideais para favorecer o crescimento e a floração das plantas.
Como preparar este fertilizante natural à base de arroz branco cru? O ideal é buscar feijão sem tratamento, ou seja, sem adição de aditivos ou conservantes. Aqui estão os passos a seguir:
É bom saber: recomenda-se usar este fertilizante natural à base de arroz branco a cada duas semanas, para obter plantas vigorosas e floração abundante.
Borras de café para embelezar sua horta
Você costumava jogar fora a borra de café depois de usar? É uma pena, porque este produto, muitas vezes subestimado, pode fazer maravilhas no seu jardim. Rico em nitrogênio, enxofre e fósforo, atua como um fertilizante ideal para nutrir suas plantas. Observe que o processo de torrefação quebra completamente a proteína vegetal, mas os nutrientes vegetais são amplamente retidos nos produtos de degradação. Como usar como fertilizante? Dificilmente vale a pena ir ao jardim com um único filtro usado e borrifar nas plantas. O melhor é colocá-lo em um balde e guardá-lo em local seco, mas ventilado. Para ajudar a secar mais rápido, pendure uma peneira de malha fina para evitar que mofe. Quando secar, polvilhe alguns punhados ao redor das raízes de cada planta.
Qual é a melhor altura para adubar o jardim?
É durante o período de crescimento que as plantas mais se beneficiam dos benefícios dos fertilizantes.
Portanto, a melhor época para fertilizá-los é no início da primavera, quando estão saindo da dormência.
Mas lembre-se, cada um tem necessidades individuais únicas de fertilizantes. Plantas que gostam de ácidos, como azáleas, mirtilos, camélias, hortênsias e rododendros, preferem especialmente um pH do solo mais ácido para absorver nutrientes. Plantas com flores ou frutíferas precisam de mais fósforo para ajudar a estimular o crescimento de botões, frutas e flores.
Onde posso encontrar nitrogênio natural?
As fontes orgânicas mais ricas em nitrogênio são: esterco, partes animais moídas e farelo (farelo de soja ou farelo de algodão). A concentração de azoto no estrume varia consoante o tipo de animal, mas também consoante a idade do estrume e a forma como foi armazenado. Já as carcaças de animais e a farinha de grãos, por passarem por um tratamento especial, geralmente possuem uma concentração muito elevada de nitrogênio.