SSP informa 600 mil e USP calcula 185 mil em ato de Bolsonaro na avenida Paulista
Secretaria de Segurança apontou presença superior a outros eventos bolsonaristas no local
A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para este domingo, na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu dezenas de milhares. De acordo com apurações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Universidade de São Paulo (USP), as estatísticas variam. Para a SSP, 600 mil pessoas ocuparam uma das vias mais importantes da capital paulista. Já a USP, através de monitoramento por imagem e software, definiu a presença de 185 mil.
Levanto em conta a SSP, o número de presentes ultrapassou o registrado em atos anteriores promovidos pelo ex-mandatário no mesmo local, porém não superou a quantidade de pessoas que foram à avenida durante a campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2015. De acordo com a estimativa da SSP na época, 1,4 milhão de pessoas estiveram na Paulista protestando contra a então presidente Dilma Rousseff em março de 2015. Até hoje, esse é considerado o maior protesto registrado na avenida.
Considerando os dados do monitor da USP, o ato bolsonaristas reuniu mais pessoas do que a manifestação em celebração a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2022. Em outubro daquele ano, 58,2 mil pessoas se reuniram na Paulista para comemorar a eleição do petista.
Para chegar nesse número, o monitor da USP tirou 43 fotos entre 15h e 17h. Onze fotos foram selecionadas de forma a cobrir a extensão da manifestação na Paulista, sem sobreposição. Cada uma das fotos foi repartida em oito pedaços. Em cada parte, foi aplicada uma implementação do método Point to Point Network (P2PNet)1 que identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma imagem. O método tem precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo.