Sociedade Bíblica diz ter alcançado 3.000 crianças com ação na Guatemala
A Sociedade Bíblica está promovendo o programa “Open the Book” (“Abra o Livro”)
A Sociedade Bíblica está promovendo o programa “Open the Book” (“Abra o Livro”) para evangelizar crianças vulneráveis nas escolas da Guatemala, um país com uma das mais altas taxas de homicídios da América Latina, atingindo 3.500 mortes violentas por ano, em grande parte devido a atividades de gangues e disputas pelo tráfico de drogas.
O programa tem sido bem-sucedido devido à receptividade das crianças e jovens, que buscam esperança e paz em meio à violência e à pobreza extrema. Em 2023, uma equipe testemunhou o impacto do “Open the Book” ao visitar a Guatemala, onde cerca de 600 crianças entre 4 e 12 anos participaram de uma reunião, entoando louvores e ouvindo uma história bíblica sobre a libertação de Moisés conduzindo os israelitas para fora do Egito.
Uma das escolas visitadas pelo programa está localizada em Tierra Nueva, uma área perigosa da capital guatemalteca, onde a criminalidade é alarmante e muitas crianças já foram recrutadas por gangues. No entanto, os voluntários testemunham que as histórias bíblicas ressoam com as crianças, oferecendo esperança e ensinando valores sobre superação e confiança em Deus.
Os testemunhos das crianças refletem o impacto positivo do programa, com relatos de aprendizado sobre o bem e o mal, o desejo de ajudar os outros e a compreensão de como se comunicar com Deus. O pastor local enfatiza a importância do “Open the Book” para alcançar jovens que não frequentam igrejas, destacando a ajuda prestada às famílias necessitadas pela equipe de voluntários.
O programa não se limita às escolas, estendendo-se a centros de detenção juvenil, comunidades de mães solteiras adolescentes e escolas para crianças com necessidades especiais. Desde seu início em 2023, o “Open the Book” já evangelizou 3.000 crianças em seis escolas, proporcionando momentos de fé, esperança e oração em meio às adversidades enfrentadas por muitas comunidades na Guatemala.