O vereador Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff, acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra deputados da oposição que viajaram para a posse de Donald Trump.
O vereador Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff, acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra deputados da oposição que viajaram para a posse de Donald Trump.
De acordo com o Estadão, a denúncia levanta suspeitas sobre o suposto uso indevido de verbas públicas, como a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) e diárias de missões oficiais, para cobrir despesas de viagem, incluindo passagens e hospedagens.
O documento questiona a possibilidade de desvio de finalidade, caso os recursos tenham sido utilizados para eventos políticos de caráter privado no exterior.
A representação enfatiza que tal uso afrontaria o princípio constitucional da moralidade administrativa, caracterizando um potencial desvio de finalidade no uso de dinheiro público.
Os deputados citados pelo sobrinho de Dilma
Os deputados Carla Zambelli (PL-SP), Joaquim Passarinho (PL-PA), Nikolas Ferreira (PL-MG), Maurício Souza (PL-MG) e Maurício Marcon (Podemos-RS) foram citados. Os parlamentares afirmam que financiaram as viagens com recursos próprios.
Outros deputados não responderam aos questionamentos. Dias antes do evento, um grupo de pelo menos 20 deputados federais da oposição confirmou presença na posse de Trump.
Confira a lista:Adilson Barroso (PL-SP)
Bia Kicis (PL-DF)
Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
Capitão Alden (PL-BA)
Carla Zambelli (PL-SP)
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Fernanda (PL-MT)
Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Giovani Cherini (PL-RS)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Joaquim Passarinho (PL-PA)
Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
Marcel van Hattem (Novo-RS)
Marcos Pollon (PL-MS)
Mauricio Marcon (Podemos-RS)
Maurício do Vôlei (PL-MG)
Messias Donato (Republicanos-ES)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
O principal articulador da delegação parlamentar foi o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atual secretário de relações institucionais e internacionais do Partido Liberal.
Os deputados Joaquim Passarinho e Mário Heringer (PDT-MG) já haviam informado que os deputados se deslocariam com recursos próprios.