Sobe para 12 número de mortos após Furacão Milton na Flórida
O fenômeno chegou ao Oceano Atlântico nesta quinta (10)
O furacão Milton atingiu o estado da Flórida, nos EUA, entre a noite de quarta-feira (9) e a madrugada de quinta-feira (10). Pelo menos 12 pessoas perderam a vida no desastre e, segundo as autoridades, é possível que esse número aumente à medida que equipes de resgate continuem a trabalhar nas áreas afetadas.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o fenômeno tocou o solo por volta das 21h30 da quarta-feira e tinha ventos de até 205 km/h. Às 23h50, as rajadas diminuíram para cerca de 165 km/h. E na madrugada, perto das 2h, o furacão havia sido rebaixado para a categoria 1, com ventos de 145 km/h.
O furacão já deixou o estado em direção ao Atlântico, mas cerca de 3 milhões de pessoas ainda estão sem eletricidade. O Milton trouxe tornados e enchentes, e existe o risco de outras tempestades no sul do país. As autoridades pedem que a população evite visitar as áreas atingidas, pois isso pode prejudicar o trabalho dos socorristas.
De acordo com o governador da Flórida, Ron DeSantis, pelo menos 125 casas — muitas delas modulares — foram destruídas pelo furacão.
Na cidade de St. Petersburg, os residentes estão sem água potável, já que o sistema de abastecimento foi desligado devido aos danos causados. Alguns analistas avaliaram o prejuízo causado pelo furacão Milton, apontando que pode chegar a US$ 100 bilhões.