Sinal de câncer mortal pode ser revelado no rosto; saiba reconhecer
Este tipo de câncer afeta três vezes mais as mulheres do que os homens
O câncer de tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), afeta três vezes mais as mulheres do que os homens.
A glândula tireoide se localiza no pescoço na frente da traqueia, logo abaixo da laringe. Uma de suas principais funções é produzir hormônios que ajudam a regular o metabolismo do corpo, que é o processo de transformação dos alimentos em energia.
Por conta de sua localização, os sinais mais comuns de câncer de tireoide afetam o pescoço, a garganta e a voz. Isso pode se apresentar como um caroço duro na frente do pescoço, dificuldade para engolir e rouquidão.
No entanto, há sinais mais incomuns que devemos nos atentar. Um deles é um rosto mais vermelho, também conhecido como rubor – que ficará mais perceptível ao se olhar no espelho. Isso será mais perceptível em algumas pessoas do que em outras, dependendo do seu tom de pele. Esse sinal também pode ser acompanhado por uma sensação de queimação.
Sinal de câncer de tireoide pode ser observado no espelho
De acordo com a Cancer Research UK, isso é causado pelo excesso do hormônio calcitonina, que regula os níveis de cálcio e fosfato no sangue.
Esse excesso pode ocorrer se a pessoa tiver câncer medular de tireoide – um tipo de câncer que afeta a glândula.
Outros sinais e sintomas
Outros sintomas menos comuns podem incluir:
Já os sinais mais comuns incluem:
caroço na frente, na parte inferior do pescoço – o caroço geralmente parece duro, aumenta lentamente e não é doloroso