Carros serão descontinuados em 2023. Isso pode afetar a desvalorização e a disponibilidade de peças. Os donos devem acompanhar o mercado.
Por diversas razões, como baixa demanda, atualização de modelos, custos de produção e estratégia de mercado, alguns carros são descontinuados ao longo do tempo. Essa decisão pode trazer consequências financeiras e práticas para os proprietários desses veículos. Confira quais serão os modelos da despedida de 2023.
É essencial acompanhar as previsões do mercado e tomar medidas estratégicas para não ficar no prejuízo. Para os donos dos modelos que estão prestes a sair de linha, deixamos um alerta: é fundamental reavaliar a situação e, se possível, considerem a venda para evitar a desvalorização do veículo.
Carros descontinuados
Além disso, a disponibilidade de peças de reposição originais pode se tornar um desafio agora, elevando os custos de manutenção e reparos. Seguradoras também podem oferecer coberturas limitadas e preços mais altos para carros fora de linha, gerando assim mais prejuízos aos proprietários.
Neste ano de 2023, a lista de carros que serão descontinuados conta com alguns modelos importantes:
1) Chevrolet Cruze: as versões hatch e sedan terão a sua produção encerrada na planta de Rosário, Argentina, onde eram fabricados desde 2016. O Cruze sedan mais barato parte de R$ 149.390, enquanto o hatch é vendido apenas na versão RS por R$ 168.990.
2) Chevrolet Bolt e Bolt EUV: os elétricos Bolt e Bolt EUV também serão descontinuados no Brasil. Com motor elétrico de 203 cavalos e autonomia de 390 km (Bolt) e 377 km (Bolt EUV), apenas um lote de 200 unidades será vendido.
3) Kia Cerato: devido à baixa demanda, a Kia deixará de vender o Cerato no mercado nacional, pois vendeu apenas 14 exemplares no primeiro semestre.
4) Renault Captur: o SUV Renault Captur também será descontinuado pela baixa demanda no Brasil. A guerra na Ucrânia impactou o modelo, visto que vários componentes são importados da Rússia.
5) Jaguar F-Type: o esportivo britânico sairá de linha após 11 anos. O Brasil receberá 12 unidades do modelo que celebra os 75 anos da marca. Fazia parte dos planos da montadora lançar mais carros eletrificados.