Popular em países que falam português, em especial Brasil e Portugal, conheça a história por trás do sobrenome “Silva”.
Qual é o seu sobrenome? Conhece a sua origem e toda a história por trás dele? Independentemente das respostas, visto a diversidade étnica em nosso país, a chance de você ter algum conhecido com o sobrenome Silva é enorme – ou talvez seja você o referido.
Afinal, o que se sabe sobre esse sobrenome, um dos mais populares da América Latina? É o que veremos.
A história por trás do sobrenome Silva
O Brasil, um país colonizado por portugueses, trouxe consigo muitas coisas originárias do país ibérico. Analogamente, o mesmo processo ocorreu com a Espanha e suas colônias na América Latina.
Logo, Silva tem origem toponímica e deriva do latim “Silva”, que pode ser entendido para o português como “selva”, “mata” ou “floresta”. Sua origem também está relacionada com a Torre da Silva, em Portugal.
Durante o período medieval, o nome era associado às pessoas que viviam próximas a uma floresta ou que tinham uma maior conexão com a natureza. Antes de chegar na Península Ibérica, o sobrenome já era percebido como um nome de família na Roma Antiga. Ele desapareceu com a queda do Império Romano do Ocidente no século V e ressurgiu na Península Ibérica.
Famosos com sobrenome Silva
O sobrenome comum em países lusófonos
Por fim, devido a sua ampla variedade, é complicado traçar a história do sobrenome Silva no Brasil e o seu rumo ao decorrer dos anos. O registro mais antigo do sobrenome é o do alfaiate Pedro da Silva, datado em 1612.
Assim como outros sobrenomes latinos, não é possível afirmar quais são os ‘Silvas’ descendentes da nobreza portuguesa ou de outro país. Por exemplo, indígenas e africanos escravizados, acabaram utilizando do sobrenome de seus sobrenomes para fazer sua identificação.
Finalizando, era comum que algumas pessoas que buscavam viver em outras terras, adotassem outros sobrenomes para não ter nenhum vínculo com perseguições ou semelhantes.