Segredo da longevidade: Esse médico de 100 anos revelou 5 coisas que ele não faz
No auge de seus 100 anos, esse médico compartilha suas cinco preciosas lições de vida que contribuíram para uma longevidade notável
No auge de seus 100 anos, o renomado médico e neurologista Howard Tucker, cuja vida será em breve retratada em um documentário, compartilha suas cinco preciosas lições de vida que contribuíram para uma longevidade notável e uma mente afiada.
1. Movimento Perpétuo
Howard Tucker, considerado o médico mais antigo do mundo pelo Guinness World Records, destaca a importância de não ficar parado. Mesmo durante a pandemia, ele continuou a atender pacientes e dedicou tempo ao ensino médico. “Se você é abençoado por ter uma carreira de que gosta e ainda consegue trabalhar, considere adiar a aposentadoria. Muitas pessoas que se aposentam e se tornam inativas em sua rotina diária correm um risco maior de declínio cognitivo”, afirma Tucker.
2. Manter a Forma
Apesar de não ser tão ativo quanto antes, Tucker preserva o hábito de percorrer quase cinco quilômetros na esteira na maioria dos dias da semana. “Nadar, correr, caminhar e esquiar até o final dos meus 80 anos me manteve forte e saudável.”
Uma decisão que moldou sua vida foi abandonar o hábito de fumar. Lembrando a resposta sábia de seu pai na década de 1930 – “Tudo bem para mim. Mas por que alguém iria querer colocar algo além de ar fresco em seus pulmões quando a vida é tão curta?” – Tucker destaca os riscos do tabagismo, enfatizando suas associações com câncer, derrame e doenças cardiovasculares.
4. Moderação, Não Restrição
Para Tucker, viver a vida ao máximo envolve a moderação em todos os aspectos. Desfrutar de prazeres como um martini, mas sem se render a excessos diários. “O verdadeiro segredo da longevidade é que não há segredos. Mas vivemos diariamente e morremos uma vez, então devemos aproveitar ao máximo o tempo que temos.”
5. Sabedoria Compartilhada
Com mais de sete décadas dedicadas à neurologia, Tucker destaca a importância de não desperdiçar conhecimento. “Tendo praticado neurologia por mais de sete décadas, testemunhei a medicina evoluir de lobotomias para as mais recentes técnicas de imagem computadorizada”, diz o médico. Ele enfatiza a importância de ensinar e aprender continuamente, destacando seu envolvimento no processo de formação de residentes médicos e alunos.
As lições de vida de Howard Tucker são um testemunho de que, além de bons genes e sorte, um estilo de vida equilibrado e a busca constante por conhecimento são componentes essenciais para uma vida longa e saudável.