Saiba quais são as árvores de fruto que deve plantar na sua horta ou jardim
Árvores de fruto: plante uma na sua horta
É sempre um momento especial aquele em que se planta uma árvore de fruto na sua horta. As árvores de fruto permanecem no mesmo lugar durante muitos anos, frequentemente ao longo de algumas gerações. Ainda que apenas possa plantar uma pequena árvore na sua horta de reduzidas dimensões, esta árvore permanece durante muito tempo, com os seus frutos apetitosos que lhe dará sempre enorme prazer em contemplar.
Qual a melhor altura para plantar?
A melhor altura para plantar uma árvore de fruto é no final do Outono. Nos locais onde o Inverno chegar mais cedo, convém plantá-la em Outubro; em regiões mais temperadas, poderá plantar a sua árvore em Novembro. Como é natural, também é possível plantá-la na Primavera. A planta deve criar bastantes raízes antes de começar a despontar. Se comprar uma árvore pequena em vaso, que já tem as suas raízes, o transplante para o jardim não será nada problemático. Nessa altura, é possível uma plantação mais tardia.
Qual o procedimento que devo adotar?
Cave a cova para a árvore de preferência algumas semanas antes do transplante. Abra uma cova generosa, de modo a que as raízes se possam espalhar depois à vontade.Dependendo da espécie de árvore, cave a cerca de quarenta a sessenta centímetros de profundidade. Encha depois a cova com algumas pazadas de terra misturada com composto maduro. A terra escavada deverá também ser misturada com composto. Adicione, além disso, um pouco de cinzas de madeira,pó de pedra ou algas marinhas calcárias. Depois de remexida toda a mistura de modo a deixá-la solta encha de novo a cova. Depois cubra a terra com folhagem ou ervas cortadas. Quando plantar a sua árvore de fruto no final de Outono, encontrará um solo fofo rico em húmus. A terra solta deixa-se escavar com facilidade e também será fácil preencher a cova depois. As jovens raízes poderão amparar-se bem neste bom húmus e continuar a espalhar-se.
Árvores para a sua pequena horta
Para pequenas hortas, são sobertudo de aconselhar as chamadas árvores de fuso. A esta categoria pertencem, por exemplo, as macieiras que foram aperfeiçoadas de modo a crescerem pouco. Só atingem dois ou três metros de altura e permanecem tão esguias que podem ser plantadas a uma distância de 2,5 a 3 metros. Também é possível plantar várias pequenas árvores numa fieira, como por exemplo, ao longo de uma cerca. As árvores de fuso dão frutos cedo que são fáceis de colher.
Uma forma intermédia de árvore é a árvore-arbusto. Os ramos desta variedade atingem os sessenta a oitenta centímetros de altura, as copas permanecem relativamente pequenas. Plante-as a uma distância de quatro a cinco metros. Os marmeleiros, por exemplo, contam-se entre as árvores-arbusto que existem no mercado. Arbustos e árvores pequenas quando crescem tendem a tornar-se árvores de fruto de grande porte, as quais não são apropriadas para pequenas hortas.
Plante macieiras na sua pequena horta
Todas as macieiras que crescem na nossa horta são variedades que foram aperfeiçoadas em condições especiais. Elas apreciam um solo húmido, se possível algo argiloso. Também é favorável uma elevada humidade atomosférica. Nunca plante uma macieira numa vertente seca a sul! Como as macieiras têm raízes muito superficiais,poderá garantir-lhe boas condições de existência se descrever um perímetro grande ao redor da base da árvore, que será tratado com composto e coberto com acolchoado.
As macieiras pertencem à categoria de árvores de fruto polinizadas. Cada árvore necessita de um polinizador exterior. Se a horta vizinha já tiver macieiras, não necessitará de se preocupar com este assunto. Caso contrário, terá de planear plantar duas árvores, pelo menos. As novas variedades Ballerina são as que exigem menor espaço. Estas pequenas árvores de fruto apenas atingem os 30 cm de largura e crescem como colunas esguias a uma altura de 2,5 a 4 metros. Produzem já a partir do segundo ano e podem inclusivamente ser mantidas em grandes caixotes.
As ameixeiras amadurecem em todo o lado
A ameixeira pertence à categoria de árvores de fruto menos complicadas para a pequena horta caseira. Os seus troncos não atingem grandes alturas e as copas não alargam excessivamente. Algumas ameixeiras necessitam de um parceiro para a frutificação, outras bastam-se a si próprias, ou seja: é suficiente plantar uma única árvore. As ameixas tanto amadurecem em regiões montanhosas agrestes como em climas amenos de cultivo de vinha. Estas árvores de fruto crescem em qualquer tipo de solo; convém, contudo, colocá-las ao sol, de maneira a que os frutos doces e aromáticas se possam desenvolver. Estes frutos são de tonalidade azul-violeta, com diferentes variações.
Árvores de fruto: variedades de ameixeira recomendadas
As ameixeiras dão-se muito bem em hortas pequenas. As ameixas que não precisam de polinização produzem já muito enquanto árvores jovens. Deve perguntar ao viveirista por uma variedade local que se dê bem na sua área. Poderá escolher ainda entre duas variedades tradicionais do séc.XIX: a Rainha Victoria, uma árvore de copa pequena muito produtiva. Os frutos destacam-se pela sua polpa muito aromática e de amarelo cor de mel. A Ontariopflaume é mais robusta e dá frutos grandes e arredondados, com um sabor doce e aromático. Esta variedade não necessita de polinização. As ameixeiras são,pois, árvores pouco complicadas para o jardineiro que não dispõe de muito lugar nem de muito tempo para dispensar aos cuidados das plantas.