A babosa conhecida também como Aloe vera, é uma planta suculenta que cresce em climas ensolarados em todo o mundo. As folhas carnudas dessa planta contêm um gel que tem muitos usos em remédios naturais.
É ainda mais conhecida por ajudar a aliviar a pele queimada de sol e outras feridas superficiais, mas saiba que diversos estudos estão começando a descobrir outros benefícios para a saúde também.
E sempre devido às suas propriedades hidratantes e vitaminas nutritivas, a babosa ganhou popularidade como um tratamento para cabelos e pele secos. O estudo mostrou que pode ajudar no alívio da caspa e que os compostos vegetais também podem ajudar a promover um cabelo mais saudável e vistoso.
Selecionamos alguns dos grandes benefícios de usar babosa em uma máscara de cabelo.
A babosa pode ser benéfica de várias maneiras por causa de:
Diversas ações anti inflamatórias que podem ajudar a reduzir a irritação do couro cabeludo
efeito hidratante.
Contém enzimas e ácidos graxos que podem ajudar a reduzir a inflamação no couro cabeludo, e diversas vitaminas como a C, E, B-12, ácido fólico e teor de colina que podem ajudar a nutrir e fortalecer o cabelo.
Aprenda a fazer uma máscara capilar com babosa
Vale ressaltar que uma máscara capilar é um tratamento sem enxágue que pode beneficiar seu cabelo de diversas maneiras.
Você vai precisar para a receita de 2 colheres (sopa) de gel de babosa (aloe vera) (fresca ou comprada) e 1 colher de sopa de óleo de coco.
Agora misture o óleo de coco e a babosa até formarem uma pasta homogênea, proteja sua roupa com uma toalha ou camisa velha que tenha em casa.
Tente aplicar a receita da máscara no cabelo com os dedos. E uma boa dica é dividir o cabelo comprido em mechas pode ajudar a tornar a aplicação mais simples.
Tente começar a aplicação no meio do eixo e trabalhe em direção às extremidades do cabelo. Depois de aplicar a máscara nas pontas do cabelo, você pode voltar e aplicá-la suavemente no seu couro cabeludo. Mas vale dizer que você pode querer começar pelo couro cabeludo se estiver aplicando especificamente a máscara para ajudar a tratar a caspa.
Lembrando que quando terminar de aplicar a máscara, penteie o cabelo com um pente de dentes largos. Isso ajuda muito a espalhar a máscara pelo cabelo de maneira uniforme e completa.
Para finalizar cubra o cabelo com uma touca de banho ou filme plástico. Logo após, enrole uma toalha em volta da cabeça. Isso também ajuda a proteger a máscara de pingos, mas também ajuda a evitar que o cabelo fique ressecado. E ainda aquecer a toalha pode ajudar a máscara a ter um efeito ainda mais hidratante.
Procure deixar a máscara por cerca de 40 minutos. E se preferir pode deixá-lo ligado por até sessenta minutos para um condicionamento extra.
Logo após enxágue a máscara do cabelo. Provavelmente, você vai querer lavar o cabelo para ter certeza de tirar a máscara completamente, uma vez que o gel de babosa pode deixar um resíduo fino em seu cabelo.
E ainda você pode substituir seu condicionador normal por esta máscara uma vez por semana para ajudar a melhorar a saúde do seu cabelo.
Dica: Você ainda pode facilmente dobrar esta mesma receita para cabelos longos ou grossos.
Ricos?
Aplicar o gel de babosa na cabeça é geralmente considerado seguro, porem algumas pessoas possam ser alérgicas à planta. É mais provável que você tenha alergia a babosa se tiver alergia a alho ou cebola.
Se você nunca usou gel de babosa em sua pele ou cabelo antes, faça um teste de adesivo antes de usá-lo. Para realizar basta aplicar o gel em uma pequena área da pele na parte interna do cotovelo ou pulso.
E caso você não notar nenhuma vermelhidão, coceira ou inchaço dentro de algumas horas, pode ser seguro usar babosa em uma máscara de cabelo.