É fã da Coca-Cola, Fanta e Sprite? É bom ficar de olho: a empresa engarrafadora dos refrigerantes anunciou a retirada dos seus produtos devido a uma concentração excessivamente alta de clorado. Veja quais foram os locais que foram afetados pela medida.
Porém, os brasileiros podem ficar tranquilos, o país não sofreu com a retirada da Coca-Cola, Fanta e Sprite das prateleiras dos mercados. Segundo o jornal O Globo, os lotes afetados foram recolhidos na Holanda, Alemanha, Reino Unido, França e Luxemburgo, além da própria Bélgica, e estavam em circulação desde novembro. São latas retornáveis e garrafas de vidro.
Em novembro de 2024,a marca informou que 2,8 milhões de garrafas por suspeita de contaminação na Áustria.
Entenda a retirada da Coca-Cola, Sprite e Fanta dos mercados na Europa
- Serão retirados todos os produtos indicados pelo “código de produção que varia de 328 GE a 338 GE”;
- A empresa engarrafadora pediu que os produtos não sejam consumidos pelos clientes, mas sim devolvidos ao ponto de venda para reembolso;
Foram realizados testes no processo de controle e identificaram níveis elevados de clorato;
- O clorato nos alimentos vem de desinfetantes de cloro usados no tratamento da água e no processamento de alimentos;
- Em uma publicação científica de 2015, a autoridade estimou que a exposição prolongada ao clorato em alimentos pode causar problemas de saúde para crianças, especialmente aquelas que possuem carência de iodo;
- Porém, mesmo considerando os níveis mais altos, “a ingestão total em um único dia dificilmente excederá o nível recomendado para consumidores de todas as faixas etárias”.