O Real digital agora tem um nome oficial: Drex. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7), pelo Banco Central do Brasil, e marca um novo momento na digitalização da moeda brasileira. Além do nome, a moeda também ganhou um logo novo — que você confere aí embaixo.
Segundo o BC, a nova marca traz “sonoridade forte e moderna”, o as letras D e R fazendo alusão ao Real Digital enquanto o E faz menção a “eletrônico” e o X “passa a ideia de modernidade e de conexão, do uso de tecnologia de registro distribuído, tecnologia adotada para o Drex, dando continuidade à família de soluções do BC iniciada com o Pix”, complementa a instituição.
O que é o Drex?
Anteriormente conhecido apenas como Real Digital, o Drex é a moeda digital oficial do Brasil. Ela se trata de um moeda digital de banco central (CBDC), nome dado a esse tipo de iniciativa quando ela é referendada pelo banco central de um país e tem como principal objetivo facilitar as transações virtuais no país.
A CBDC brasileira vai operar por meio de uma carteira digital que será de responsabilidade de uma instituição financeira (banco ou não) autorizada pelo Banco Central. A Drex poderá ser utilizada em qualquer lugar do mundo sem necessidade de conversão, o que deve incentivar uma economia inovadora e coibir a lavagem de dinheiro.