Quer ter uma vida longa? Nutricionista indica 5 alimentos que colaboram para dieta mais saudável
Nascida no Japão, especialista cita alimentos que consome todos os dias para ter uma vida mais longeva
Asako Miyashita é uma nutricionista que cresceu no Japão – país com os maiores índices de longevidade do mundo – e aprendeu a vida toda a pensar em comida como remédio. Até mesmo sua avó, que tem 92 anos, acredita que viveu tanto tempo porque comeu os alimentos certos.
Em um artigo publicado no CNBC Make It, Miyashita revela cinco alimentos que ela e sua família comem todos os dias para continuar saudáveis e viver mais. Confira:
1. Batata-doce japonesa
De acordo com Miyashita, esse alimento é rico em carboidrato e antocianinas, um grupo de antioxidantes presentes em vegetais que contêm propriedades antienvelhecimento.
A nutricionista afirma ainda haver estudos que comprovam que a batata-doce japonesa auxilia na melhora do açúcar no sangue e reduz os riscos de doenças cardiovasculares.
2. Sopa de missô
Miyashita diz que os probióticos, bactérias e leveduras presentes nos alimentos fermentados – como é o caso do missô – podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico do corpo humano.
Ainda segundo a nutricionista, um estudo comprova que pessoas que mais comem soja fermentada tem 10% menos chance de morrer cedo, comparadas àquelas que comem esses alimentos menos frequentemente.
3. Rabanete branco japonês (Daikon)
Esse alimento ajuda a prevenir resfriados e a estimular o sistema imunológico, de acordo com a nutricionista. Ela diz ainda que apenas um rabanete contém 124% da quantidade diária recomendada de vitamina C.
Segundo Miyashita, outros vegetais de raízes tuberosas que oferecem esses benefícios, como o rabanete, podem ser mais fáceis de encontrar. É o caso da cenoura, beterraba e do nabo.
4. Alga marinha
Miyashita diz que a alga marinha é uma fonte de minerais como ferro, cálcio e magnésio. Além disso, segundo ela, o seu consumo diário é associado à redução dos riscos de se ter doenças do coração, derrames, hipertensão e diabetes tipo 2.
Ela diz ainda que a alga marinha também contém antioxidantes como fucoxantina e fucoidan, que possuem propriedades anti-inflamatórias, que reduzem o risco de câncer e desaceleram o envelhecimento.
5. Peixe
“Eu sempre incluo alguma proteína na minha dieta diária, especialmente peixes como salmão e atum”, diz Miyashita. Ela explica ainda que as gorduras de ômega-3 presentes nos peixes ajudam a diminuir a pressão arterial e os níveis de triglicérides.
Por fim, a nutricionista explica que, no seu país de nascença, é comum que as pessoas se mostrem gratas pelos animais e fazendeiros na hora da refeição. Miyashita acredita que a alimentação consciente contribui para a saúde e qualidade de vida.