Prisão de deputado estadual do ES está relacionada aos atos do 8 de janeiro, dizem fontes
Capitão Assumção foi detido nesta quarta-feira (28), no Espírito Santo
O deputado estadual Capitão Assumção (PL), do Espírito Santo, foi preso na noite desta quarta-feira (28) por suposta relação com os atos criminosos do dia 8 de janeiro de 2023, de acordo com fontes da PF.
O parlamentar é suspeito de fazer parte de uma milícia digital para promover ataques à democracia brasileira e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
No dia dos atos em Brasília, o deputado postou mensagem nas redes sociais considerada pelos investigadores de incentivo à depredação.
Assumção, que já estava na mira de investigações, chegou a ser alvo de buscas e apreensões no ano passado e vinha sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.
Ele está preso no 1º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, em Vitória.
O senador Magno Malta (PL-ES) usou as redes sociais para criticar a prisão que, segundo o parlamentar, teria ocorrido no momento em que Assumção estava em uma igreja.
“Num país em que seu Estado Democrático de Direito está violado, a Constituição está violada, os direitos constitucionais estão violados, alcançou Assumção. Nada novo para um regime ditatorial que estamos vivendo”, completou.
A CNN entrou em contato com a assessoria do deputado Capitão Assumção, que transferiu a tarefa de falar à defesa do parlamentar. O advogado, no entanto, não atendeu às ligações.