Alerta foi dado para moradores que estão em áreas da rota do furacão Milton

Alerta foi dado para moradores que estão em áreas da rota do furacão Milton
Jane Castor, prefeita da cidade de Tampa, que fica na Flórida, endureceu o discurso com os moradores que se recusam a sair de áreas de risco na passagem do furacão Milton. Em entrevista para a CNN nesta segunda-feira (07), Jane declarou: “Posso dizer sem qualquer drama: se vocês escolherem ficar em uma dessas áreas de evacuação, vocês vão morrer.”.
A cidade de Tampa emitiu ordens de evacuação obrigatória para os moradores das Zonas A e B, regiões com maiores riscos de serem atingidas pelo furacão. Também foram emitidos alertar para as pessoas que vivem em casas móveis.
Jane lembrou da tragédia que o furacão Helene provocou na região no mês passado e destacou que a ameaça potencial que o furacão Milton traz é “literalmente catastrófica”. A previsão é de que o furacão Milton toque o solo da Flórida na quarta-feira (09).
Helene
De acordo com a CNN, o Helene foi o segundo furacão mais mortal a atingir os EUA nos últimos 50 anos, perdendo apenas para o furacão Katrina, que matou pelo menos 1.833 pessoas em 2005. As mortes contabilizadas pelo Helene continuam subindo a medida que as regiões afetadas são acessadas. Até o momento, são 235 mortos em seis estados dos EUA, sendo 20 na Flórida e 115 na Carolina do Norte, o local mais atingido.
Milton
O furacão Milton, que se aproxima da Flórida, ganhou uma força “explosiva” e subiu da categoria 2 para a 5, que é a mais alta, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Na manhã desta terça-feira (08) ele perdeu um pouco da força, descendo para categoria 4, mas ainda é considerado um fenômeno com “alto potencial destrutivo”, segundo o NHC.