EconomiaMundoNotícias
0

Portugal é o oitavo destino turístico preferido dos europeus, diz Mastercard

Trata-se do Travel Industry Trends 2023.

Portugal é o oitavo destino turístico preferido dos europeus, conforme um levantamento promovido pela Mastercard.

Trata-se do Travel Industry Trends 2023, que aponta que os turistas europeus estão dando preferência aos destinos mais próximos.

De acordo com a pesquisa, a posição de Portugal diz respeito a um ranking top dez, e leva em consideração dados colhidos de janeiro a fevereiro deste ano.

Assim, o país de Camões supera Os Países Baixos, a Suécia e a Irlanda, enquanto o Reino Unido e a Espanha surgem no primeiro e segundo lugar, respetivamente.

Já os Estados Unidos são o único país não europeu a integrar o ranking.

Portugal como destino turístico

Ainda de acordo com a pesquisa, tanto as viagens de lazer como as de negócios já recuperaram e estão crescendo acima do registado no ano passado, sendo que, no caso das viagens de negócios, a recuperação “aconteceu, sobretudo, a partir do segundo semestre de 2022 e até ao início de 2023, altura em que superaram os voos de lazer, nas regiões que privilegiaram o regresso ao “escritório””.

Também traz que as viagens de lazer mantiveram “uma trajetória robusta de crescimento, com um aumento de 25% em relação ao ano anterior”, acrescenta o estudo, que reúne informações sobre o estado global das viagens e tem em consideração as alterações dos cenários econômicos e a crescente procura dos consumidores.

Em busca de experiências exclusivas

O Travel Industry Trends 2023 informa que cada vez mais os turistas saem em busca de experiências exclusivas.

Por conta disso, elenca, os turistas europeus estão desembarcando em destinos menos conhecidos em busca de imersão cultural e viagens mais sustentáveis. Esta tendência deve-se, por um lado, ao regresso a algum nível de conforto pré-pandemia, mas também à influência das redes sociais”, destaca o estudo.

O relatório reforça, também, que em Portugal a procura por experiências mais do que duplicou (151,6%) em relação a 2019 e aumentou 45,3% comparando março de 2023 com o ano anterior, numa tendência contrária aos gastos com a compra de bens, que registaram um crescimento inferior, de 68% comparando com 2019 e 35% em termos homólogos.

Degradação econômica

A pesquisa não deixou de fora a degradação econômica mundial, por terem tido imenso impactonas escolhas dos turistas, que estão optando cada vez mais por companhia aéreas low cost para as suas viagens.