BrasilMundoPolícia

Portugal: Brasileiros são presos em submarino com drogas

Operação foi conduzida por autoridades portuguesas e espanholas

Três brasileiros foram presos durante uma operação conjunta de autoridades de Portugal e Espanha que interceptaram um submarino semissubmersível que carregava 6,5 toneladas de cocaína. Além deles, estavam um colombiano e um espanhol.

O submersível teria partido do litoral brasileiro com destino à península Ibérica. Eles foram encontrados no oceano Atlântico, a mais de 3 mil quilômetros de Lisboa e cerca de 920 quilômetros dos Açores.

O diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, explicou que os tripulantes presos – cujos nomes não foram divulgados – foram treinados para a operação, cruzando o oceano para levar a droga. O submersível se aproximaria da costa até que fosse possível que lanchas chegassem até eles para recolher o material.

A Guarda Civil espanhola disse ainda que esta foi a primeira vez que um submarino semissubmersível foi interceptado em mar aberto. A operação que resultou na prisão dos cinco homens foi batizada de Nautilus, e foi conduzida de forma coordenada entre diferentes forças de segurança.

A ação foi desencadeada após um alerta do Centro de Análise e Operações Marítimas (Narcóticos), uma entidade que reúne oito países da União Europeia e o Reino Unido na luta contra o tráfico de drogas pelos oceanos.

As autoridades portuguesas receberam informações da Guarda Civil espanhola sobre a aproximação do narcossubmarino e iniciaram uma mobilização conjunta, sob a supervisão do Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Coube à Marinha Portuguesa fazer a patrulha e a fiscalização das embarcações, além de monitorar a movimentação do submersível. A Força Aérea também participou da ação, realizando missões de reconhecimento com radares de alta precisão, acumulando mais de 17 horas de voo para garantir o rastreamento do alvo sem ser detectada.