Por que 13 de julho é o Dia do Rock? Entenda a celebração da data
Data foi sugerida por Phil Collins em festival; entenda
O dia 13 de julho é celebrado como o Dia Mundial do Rock, mas você sabe como exatamente ela surgiu? Para entender a origem da celebração, precisamos retornar ao ano de 1985, quando um evento histórico mudou a percepção do mundo sobre o poder da música: o ‘Live Aid’.
Tudo começou quando o cantor irlandês Bob Geldof desenvolveu o festival de rock Live Aid, que aconteceu simultaneamente em diversos locais e tinha como objetivo arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. O país havia sido devastado pela crise alimentar na década de 1980.
No dia 13 de julho de 1985, cerca de 72 mil pessoas se reuniram no Wembley Stadium, na Inglaterra, enquanto outras 90 mil marcaram presença no JFK Stadium, em Philadelphia. O evento, também transmitido na TV, reuniu 1 bilhão de pessoas em 100 países.
Entre os artistas que subiram ao palco estavam David Bowie, Mick Jagger, Queen, U2 e The Who. Um dos momentos mais notáveis do Live Aid foi a participação de Phil Collins, ex-integrante do Genesis.
Collins (em destaque na imagem), ainda no palco, lançou a ideia de transformar o dia 13 de julho em um marco para celebrar o rock ‘n’ roll, e a sugestão foi mais que abraçada pelos fãs do gênero musical.