Pode mexer no celular quando está trovejando? Entenda
Sabedoria popular contraindica o uso do celular durante tempestades, mas o aparelho não atrai raios; ainda assim, seu uso deve ser evitado em certas situações
Muitos não sabem se mexer no celular quando está trovejando é uma prática segura. A dúvida surge principalmente pelo temor de que o smartphone possa atrair descargas elétricas durante a tempestade. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mais de 800 pessoas morreram atingidas por raios no Brasil nos últimos 10 anos. As principais vítimas são pessoas em áreas abertas na zona rural (27%) e pessoas dentro de casa, em contato com objetos ligados à rede elétrica ou telefônica (24%). Não é possível afirmar, portanto, que os smartphones causam acidentes.
Por isso, você pode, sim, mexer no celular quando está trovejando, desde que com certos cuidados. Embora o smartphone não atraia raios diretamente, seu uso em áreas abertas durante tempestades pode ser arriscado. Dentro de casa, o perigo está no uso do aparelho enquanto ele carrega, especialmente se houver uma descarga elétrica na rede. A seguir, confira quais os riscos de usar o celular durante uma tempestade e o que fazer para se proteger.
Celular atrai raio?
Contrariando a crença presente no imaginário popular, celulares não atraem raios. Embora objetos de metal tenham maior chance de serem atingidos por relâmpagos, um celular comum é muito pequeno para se tornar um ímã de descargas elétricas. Entre os objetos que realmente podem atrair raios estão árvores, postes e antenas. Além disso, áreas abertas ou corpos d’água, como rios, têm maior probabilidade de serem atingidos por raios.
Apesar de os celulares não aumentarem as chances de alguém ser atingido por um raio, é importante tomar precauções em caso de tempestade, especialmente em regiões comumente atingidas, como praias. Se você não puder sair de um local exposto a relâmpagos, a melhor opção é se afastar do smartphone e agachar. Ainda que o celular não atraia raios, se for atingido por um, corre-se o risco de o aparelho queimar ou explodir na mão do usuário.
Celular atrai raio dentro de casa?
Usar o celular em ambientes fechados e longe de janelas e portas geralmente é seguro, desde que o smartphone não esteja carregando. Isso porque postes têm maior probabilidade de serem atingidos por raios, e a energia das descargas pode ser transmitida pelos fios, chegando ao celular conectado à rede elétrica por uma tomada. Da mesma forma, telefones fixos não devem ser usados durante tempestades, pois estão conectados aos fios de telefonia, que podem conduzir a energia do raio.