AcidenteNotícias

Piloto relata momentos antes do pouso forçado de avião na BR-101 em SC: ‘3 minutos’

Avião de pequeno porte saiu de Guaramirim e estava sobrevoando a cidade de Guaruva, no Norte do Estado, onde realizou o pouso neste sábado (5)

Um pouso forçado de avião na BR-101 chamou a atenção neste sábado (5). A aeronave, que saiu de Guaramirim e estava sobrevoando Garuva, no Norte de Santa Catarina, precisou aterrissar depois de uma pane no motor.

Em entrevista à NDTV Record, o piloto da aeronave afirmou que o tempo entre a pane e o pouso foi de “cerca de três minutos”. Estavam a bordo o piloto e o proprietário do avião. Ambos saíram ilesos.

Ainda de acordo com detalhes obtidos pela reportagem no local, o avião tem 800 horas de voo e, desde a última revisão da aeronave, foram apenas sete horas de voo que antecederam o pouso forçado de avião na BR-101.

Ainda no relato, os ocupantes afirmaram que nunca tinham passado por uma situação parecida. Um mecânico foi até o local para avaliar o avião, que será desmontado e levado de guincho.
Avião de pequeno porte faz pouso forçado em Garuva, no Norte do Estado neste sábado (5) 

Pouso forçado de avião na BR-101 não atingiu carros

De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), com o pouso forçado de avião na BR-101, a aeronave chegou a ocupar parte da pista de rolamento, causou uma interdição parcial e gerou filas de pouco mais de 2 quilômetros. Ainda de acordo com a PRF, a aeronave não atingiu carros durante o pouso.

Qual era a aeronave?

A aeronave de pequeno porte é um modelo Pelican 500 BR, de fabricação Flyer LTDA, construída em 2007. É um modelo experimental de construção com capacidade máxima de dois ocupantes e peso máximo de decolagem de 600 kg.

O avião está autorizado para voos VFR diurnos (condições visuais durante o dia) e encontra-se com a aeronavegabilidade regularizada.

Não existem gravames registrados, ou seja, o avião não possui restrições financeiras ou legais em seu nome. A operação não está autorizada para táxi aéreo.