Assistente de Inteligência Artificial treinado em parceria entre PicPay e Meta identifica chaves e valores em texto e imagens e inicia transação Pix direto do WhatsApp
Assistente de Inteligência Artificial treinado em parceria entre PicPay e Meta identifica chaves e valores em texto e imagens e inicia transação Pix direto do WhatsApp
O PicPay apresentou, nesta segunda-feira (11), uma nova ferramenta que permite fazer Pix a partir do WhatsApp. Movida por inteligência artificial (IA), a novidade foi desenvolvida em parceria com a Meta e é capaz de identificar chaves Pix e valores no contexto de conversas, em fotos, e até em áudios. Assim, a transação é identificada no mensageiro e realizada no app do PicPay de forma ágil e segura. Quando uma despesa é divida entre vários membros de uma conversa, por exemplo, o novo assistente ainda calcula quanto cada um precisa pagar, também baseado no contexto.
Para usar a ferramenta, o correntista deve enviar uma mensagem no chat com o Assistente PicPay dentro do WhatsApp com as informações da operação que deseja realizar. Feito isso, a IA processa o comando e redireciona o cliente direto para a página de confirmação da operação, poupando tempo na hora de fazer o Pix. O pagamento é confirmado a partir de biometria. A novidade está sendo distribuída gradualmente entre a base de clientes, confira mais detalhes abaixo.
Como utilizar o Pix no WhatsApp?
O recurso do PicPay ainda está sendo implementado. Para conferir se ele já está disponível em sua conta, o cliente deve acessar o aplicativo, no Android ou no iPhone (iOS), ir até a seção “Pix” e selecionar a função “Pix no WhatsApp”. O procedimento irá realizar a integração entre os aplicativos, lembrando que é preciso ter as duas plataformas instaladas no celular para utilizar a ferramenta.
Concluída a ativação, basta encaminhar as mensagens de texto e áudio, ou uma imagem com os dados do Pix para o Assistente PicPay no WhatsApp, e ele se encarregará de conduzir o restante da transação. O correntista pode as instruções da operação diretamente, ou pedir ajuda do assistente para calcular o valor de uma conta dividida entre amigos, por exemplo.
Após enviar as informações, o cliente deve escolher a maneira como deseja realizar o Pix, utilizando o cartão de crédito cadastrado ou o saldo da carteira. Na sequência, a IA redireciona o usuário para o aplicativo do PicPay, já com todos os dados da operação preenchidos. Assim, basta verificar as informações e concluir a transação utilizando a biometria cadastrada no celular.
Sobre a tecnologia
O Assistente PicPay utiliza a infraestrutura do Microsoft Azure OpenAI Service, e foi desenvolvido pela instituição financeira em parceria com a Meta. No aplicativo, as conversas com a ferramenta são totalmente seguras, pois mantém a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp. Vale ressaltar que a conta do Assistente PicPay é verificada pela Meta, oferecendo muito mais segurança que os bots de terceiros que operam com scripts sobre os quais o WhatsApp não tem controle, cabendo ao serviço em questão garantir a segurança das informações.
Futuramente, o Assistente deve conseguir avisar, ainda, sobre contas próximas do vencimento, cadastrar débitos automáticos de arquivos de pagamento em PDF e até consultar documentos de veículos, operando como uma espécie de “private banker” personalizado.