Notícias

Pescador fisga tubarão e encontra restos de turista que desapareceu no mar 

Um pescador em Timor-Leste fisgou um tubarão e, ao abri-lo, encontrou restos de um turista. As autoridades locais acreditam ser de uma mulher americana desaparecida durante uma viagem com amigos na Indonésia. As informações são do New York Post.

O pescador notou que o tubarão parecia estar em más condições e, inicialmente, pensou que o animal havia ingerido plástico ou outros materiais sintéticos. No entanto, ao examinar o conteúdo, ele encontrou partes humanas enroladas em um traje de mergulho preto.

As autoridades acreditam que os restos da turista pertencem a Colleen Monfore, de 68 anos, que desapareceu no mar próximo à ilha de Pulau Reong em 26 de setembro. Ela estava mergulhando com seis amigos e um guia turístico quando foi levada por uma forte correnteza.

Embora os testes de identificação ainda não tenham sido realizados, as autoridades locais destacam que o traje de mergulho encontrado corresponde à descrição dada pelos amigos de Monfore no dia de seu desaparecimento.

Muhammad Saleh Goro, chefe da Unidade Regional de Implementação Técnica para a Gestão do Parque Marinho da Ilha de Alor, falou sobre o caso.

Ele afirma que estão investigando o caso para confirmar se os restos pertencem a alguém desaparecido na Indonésia.

Com base no traje de mergulho, há uma forte suspeita de que a vítima era mergulhadora. Os resultados da investigação serão divulgados assim que informações mais completas estiverem disponíveis, ele concluiu.

É comum?

Histórias como essa costumam causar medo em algumas pessoas, especialmente aqueles com fobia do oceano. No entanto, pode ficar tranquilo.

Tubarões não costumam se alimentar de seres humanos. Na maioria das vezes, ataques de tubarão a pessoas são acidentais.

Tubarões geralmente caçam focas, peixes e outros animais marinhos. Quando eles mordem um humano, é frequentemente porque confundiram a pessoa com uma de suas presas, como uma foca ou um leão-marinho, especialmente em águas turvas.

Após uma mordida, muitos tubarões percebem que os humanos não fazem parte de sua dieta natural e nadam embora, já que a carne humana não contém a quantidade de gordura e nutrientes que eles normalmente buscam.

No entanto, a mordida de um tubarão pode ser grave ou fatal devido ao tamanho e à força desses animais.

Por isso, casos em que tubarões ingerem restos humanos, como mencionado na história do Timor-Leste, são extremamente raros e não representam o comportamento típico desses predadores.

Restos da turista

Além disso, os restos da turista no tubarão fisgado estavam em volta da sua roupa de mergulho, que possui tecido elástico.

Isso traz algumas indicações sobre um possível acidente, e, posteriormente, o animal ingeriu parte da mergulhadora sem intenção. Enquanto isso, o material da roupa dificultou a digestão em seu estômago.

Especialistas acreditam que, caso não tivessem alcançado o tubarão, ele teria tido problemas e morrido no próprio oceano. Afinal, não possui um sistema que possa digerir esse tipo de material corretamente, causando complicações em sua saúde e organismo.

Por um lado, foi positivo para os médicos encontrarem os restos da turista, conseguirem sua identificação e darem um fim para as buscas de seus familiares.

No entanto, é um fim trágico, e é necessário tratar da situação com o máximo de delicadeza. Especialistas irão analisar mais sobre o ambiente em que o tubarão estava e conferir se outros animais apresentam indícios de mal-estar.

Esse monitoramento ajudará no resgate de eventuais corpos desaparecidos, bem como zelar pelo ecossistema na região.