O pastor Max Lucado, autor best-seller e líder da Igreja Oak Hills, no Texas (EUA), revelou no início de abril que tatuou a palavra “Tetelestai” — termo grego que significa “está consumado” — em seu antebraço direito. A palavra faz referência direta à declaração de Jesus registrada em João 19:30, proferida na cruz. Segundo Lucado, o gesto marca o jubileu de sua conversão, ocorrida na primavera de 1975, quando, aos 20 anos, se entregou a Cristo após ouvir uma pregação sobre a graça de Deus.
“Estou comemorando o aniversário de ouro da grande graça de Deus em minha vida. Há 50 anos, nesta primavera, a graça me encontrou. Meu testemunho está entrelaçado com minha palavra favorita na Bíblia. Na cruz, Cristo proclamou: ‘Está consumado!’ (João 19:30). Em grego — ‘Tetelestai!’”, declarou o pastor em publicação nas redes sociais, onde compartilhou imagens da tatuagem.
Lucado relatou que, antes de sua conversão, vivia de forma desregrada. “Eu era um canalha de 20 anos, um vagabundo, um trem descarrilado… racista, misógino, brigão e intrigante. Pior de tudo, eu era um hipócrita”, escreveu. Para ele, a inscrição no braço é uma expressão de gratidão. “Na cruz, Cristo pagou minha dívida. Ela está paga — paga integralmente.”
Atualmente, além de atuar na Oak Hills, Lucado serve como pastor interino na Igreja Gateway. Em sua publicação, reconheceu que a tatuagem pode causar estranheza entre cristãos mais conservadores, especialmente por se tratar de um líder com mais de 70 anos. “Tudo bem. Eu não fiz isso pelas pessoas, fiz para agradecer a Jesus, que pagou uma dívida que eu não podia pagar. Você conhece essa graça?”, questionou.