Quem nunca sonhou em ser capaz de viver uma vida economicamente estável e confortável, mesmo sem ficar milionário para que isso aconteça, não é mesmo? Isso porque os passos até o primeiro milhão são muitos e podem acabar desmotivando a maioria das pessoas.
No entanto, tudo precisa começar em algum lugar, e, mesmo que você não queira ser um milionário, é preciso ter consciência dos seus hábitos financeiros, principalmente caso queira ter uma vida mais estável e previsível — no bom sentido da palavra —, ou seja, sem surpresas desagradáveis.
Vida boa, preço baixo: As capitais mais econômicas do Brasil
Pensando nisso, separamos alguns hábitos financeiros que podem acabar com o seu dinheiro, adiando o sonho da aposentadoria e tranquilidade econômica. Confira quais são e esteja atento.
5 hábitos financeiros que você deve evitar
Tentar acompanhar outras pessoas
Ao tentar acompanhar amigos, familiares, vizinhos ou até colegas de trabalho pode ser bastante complicado e prejudicial. Isso porque essas comparações, totalmente desnecessárias, podem fazer com que você gaste mais do que tem, para fazer coisas que não precisa.
Pensar a curto prazo
É claro que algumas coisas precisam ser vistas de tal maneira, como contas a pagar e afins. No entanto, se você se limitar a pensar no que tem para pagar e receber no mês, acaba se privando de oportunidades a longo prazo, que podem ser extremamente lucrativas.
Não ter um fundo de emergência
Já imaginou perder o emprego do dia para a noite ou adoecer e ter que comprar remédios e afins? Essa situação pode ser extremamente prejudicial e te forçar a pegar empréstimos, por exemplo, o que pode acabar com a sua saúde financeira.
Não economizar nem investir o que sobra
Mesmo nos meses mais difíceis, é importante ter um valor de reserva fixo, que pode ser usado para o fundo de emergência mencionado ou, no melhor cenário, investir para garantir um retorno ainda maior. Esses investimentos podem te render uma aposentadoria mais cedo e muito mais confortável, por exemplo.
Não anotar o dinheiro que entra e sai
Se você anotar todo o dinheiro que recebeu e gastou, é possível descobrir quais valores podem ser cortados ou diminuídos do dia a dia, fazendo sobrar aquele dinheiro tão importante para os investimentos e fundo emergencial.