Alguns objetos não podem ficar em cima da geladeira. Há riscos potenciais quando você insiste na prática. Veja quais os maiores problemas
A prática de colocar objetos em cima da geladeira é comum, porém os riscos associados a essa ação são pouco conhecidos pela maioria das pessoas. A preocupação vai além dos objetos que afetam a ventilação do eletrodoméstico. Descubra quais itens nunca deve deixar em cima da geladeira e os problemas que isso pode trazer.
A principal preocupação é com o risco de superaquecimento, mas esse hábito afeta também a eficiência e pode até mesmo comprometer os alimentos armazenados. Com o tempo, os erros podem prejudicar o correto funcionamento do seu eletrodoméstico, reduzindo assim a sua vida útil.
Objetos que não podem ficar em cima da geladeira
Ao provocar o superaquecimento do sistema, eficácia do aparelho será reduzida e haverá o aumento do consumo de energia elétrica, ou seja, você gastará ainda mais dinheiro com a conta de luz por erros que poderiam ser evitados.
Evitar a acumulação de objetos sobre a geladeira é fundamental, especialmente itens que obstruam a saída de ar. O ideal é manter o eletrodoméstico livre de objetos para assegurar o máximo desempenho e vida útil.
Aqui estão alguns itens que jamais devem ser deixados em cima do refrigerador.
Outros eletrodomésticos: evite colocar liquidificadores, batedeiras ou qualquer outro aparelho em cima da geladeira, pois isso pode comprometer a estrutura e causar sobrecarga elétrica.
Cereais: deixar caixas de cereais em cima da geladeira pode atrair insetos e prejudicar a ventilação. Guarde em outros espaços apropriados e evite problemas com bicho indesejados.
Frutas e verduras: manter esses alimentos expostos ao calor afetará a sua qualidade. Guarde dentro da geladeira ou em locais mais frescos.
Produtos de padaria: pães, bolos, biscoitos e similares podem perder textura e sabor por causa do calor, que estará acelerando a sua deterioração e provocando o desperdício de alimentos.
Evitar a prática de acumular objetos sobre a geladeira contribui para um funcionamento mais eficiente e prolongado do eletrodoméstico, além disso, irá preservar a qualidade dos alimentos que ficam dentro e fora dela. Sendo assim, aproveite as dicas e não erre mais.