Para ganhar tempo, Faustão pode pagar R$ 7,9 milhões por coração
Apresentador está na fila do SUS aguardando por um transplante
Internado por complicações cardíacas, Fausto Silva aguarda por um transplante de coração na extensa fila do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a única forma de conseguir tal procedimento no Brasil.
O Hospital do Coração (HCor) trabalha com uma estimativa de tempo que pode ser entre dois e 18 meses para que o apresentador conclua o transplante. Atualmente, 386 pessoas estão na fila para esse mesmo procedimento, segundo informações da Central Nacional de Transplantes (CNT). A ordem de prioridade é cronológica, mas contempla critérios como a gravidade do quadro, compatibilidade de tipo sanguíneo entre paciente e doador e demais fatores.
Faustão pode optar por fazer o procedimento nos Estados Unidos, desembolsando a quantia que pode ultrapassar 1,6 milhões de dólares (R$ 7,9 milhões), sem falar das despesas pagas pelos seguros de saúde existentes no país, de acordo com o SBT.
O transplante de coração nos Estados Unidos, ainda que pago, demanda tempo. As estatísticas da Sociedade de Transplante de Órgãos (SRTR) no país sinalizam que a média nacional de espera por um transplante cardíaco é de aproximadamente cinco meses.