Curiosidades
0

Pai abriu 8km de estrada para facilitar a ida dos filhos à escola

Ele ainda pretendia abrir mais 7km, mas o governo assumiu a obra depois de saber dos esforços desse pai

O que um pai é capaz de fazer para oferecer uma vida melhor aos seus filhos? O indiano Jalandhar Nayak foi capaz de abrir uma estrada. Esse homem mora com os filhos em um vilarejo remoto no leste da Índia.

Como apenas a família deles ainda mora no local, não havia infraestrutura, nem mesmo uma estrada para que as crianças pudessem ir para a escola. Vendo a dificuldade dos filhos, Nayak resolveu agir.

“Meus filhos acharam difícil andar no caminho estreito e pedregoso enquanto iam para a escola. Resolvi então abrir um caminho pela montanha para que eles pudessem andar com mais facilidade”.

Há dois anos, Nayak pegou um cinzel, uma enxada e uma picareta, e começou os trabalhos. A ideia era reduzir o tempo de ida e volta dos filhos para a escola, que eram 6 horas no total. Além disso, o caminho era difícil de percorrer.

Ele chegou a abrir 8 quilômetros de estrada. Sua determinação chamou a atenção da mídia local, e assim o caso chegou também ao governo, que prometeu pagar Nayak pelo seu serviço.

“O esforço e determinação de Nayak para cortar montanhas para construir uma estrada me fascinou”, disse Brundha D., administradora local.

Além do reconhecimento, o governo prometeu dar continuidade às obras, pois Nayak ainda pretendia trabalhar mais 3 anos para fazer mais 7 quilômetros de estrada.

“O coletor distrital garantiu-me que concluirá a construção da estrada para a minha aldeia”, disse Nayak.

A história desse vendedor de vegetais de 45 anos agora é comparada a de Dashrath Manjhi, um trabalhador de Bihar, que passou 22 anos construindo uma estrada através de uma montanha, reduzindo em 42 quilômetros a rota entre dois distritos.

Manjhi resolveu abrir essa estrada depois que sua esposa se machucou tentando atravessar a montanha para levar almoço a ele. Sua história foi inspiração para filmes e ele recebeu um funeral especial quando faleceu, em 2007.