Saúde
0

Os falsos saudáveis: desmascaramos 3 hábitos alimentares enganosos

Descubra a verdade por trás de certos hábitos alimentares que apenas parecem ser saudáveis.

A preocupação com a saúde e, consequentemente, com os hábitos tem sido uma tendência da modernidade; entretanto, a nutrição é um assunto complexo. Os diversos costumes alimentares que são comumente disseminados como saudáveis podem estar, na realidade, sendo prejudiciais. Veja abaixo alguns hábitos alimentares enganosos.

Armadilhas nutricionais

Grande consumo de produtos “light” ou “diet”

Na busca pelo corpo e saúde ideal, os açúcares e gorduras são comumente apontados como o pior dos males. Dessa forma, criou-se uma mentalidade de que o consumo de açúcar faz mal e de que optar por produtos light e diet é a melhor opção. Infelizmente, o consumo excessivo desses alimentos pode resultar em ainda mais problemas à saúde.

Isso, porque são utilizados adoçantes artificiais na fabricação desses produtos para substituir os naturais, o que pode provocar desequilíbrios metabólicos, além disso, deverá também influenciar no sabor e aumentar à preferência devido à falsa sensação de consumo saudável.

Consumo excessivo de granola

A granola é outra opção de alimento constantemente tido como um alimento saudável; entretanto, para aqueles indivíduos em busca de perder peso, ela pode ser uma grande inimiga. Isso ocorre porque os ingredientes principais da granola são cereais e oleaginosas, que são altamente calóricas em energia. Sendo assim, o consumo excessivo pode resultar em ganho de peso. Além, é claro, da adição de açúcares e óleos saturados.

Cortar carboidratos da dieta

Outro hábito alimentar muito praticado por aqueles que desejam perder peso ou ter uma dieta mais saudável é o corte radical de carboidratos da dieta.

Como a composição básica dos carboidratos são os polissacarídeos (açúcares), inicialmente, essas dietas parecem ser de muito sucesso, já que ocorre uma redução no peso; porém, isso também leva a carências nutricionais e problemas de saúde, já que os carboidratos são uma importante fonte de energia e de nutrientes essenciais.