Sim, é verdade! A esta altura do “campeonato”, depois de tantos alertas, ainda há que caia no golpe do “Olá pai, olá mãe”. Desta vez, um homem foi burlado em 11.500 euros. Saiba o que aconteceu.
WhastApp: burlões fizeram passar-se por familiares
A denúncia partiu da própria vítima, que a apresentou na sede da Polícia Judiciária, em Lisboa. Segundo o que foi referido, o homem perdeu cerca de 11.500 euros, em apenas dois dias, graças à burla ‘Olá pai, olá mãe’. Sabe-se também que os burlões fizeram-se passar por familiares da vítima.
Entre janeiro de 2023 e 15 de janeiro deste ano foram abertos quase três mil inquéritos e os burlões usam agora um novo elemento. Os burlões agora já associam uma foto ou um nome às mensagens de WhastApp, o que lhes dá mais credibilidade e pode aumentar o número de vítimas. Essas fotos são muita das vezes usadas nas redes sociais e daí parecer mais fidedigno.
A participação do homem foi feita na passada terça-feira, ao piquete daquela polícia, e, segundo se sabe, será agora investigada. Se receber uma mensagem deste tipo, não faça nenhum tipo de transferência. Este foi o esquema utilizado na burla que ficou conhecida por “Olá mãe, olá pai” e baseia-se em técnicas de persuasão e na criação de narrativas credíveis para convencer a vítima a fazer pagamentos ao burlão.
Se tal lhe acontecer, deve começar por contactar o familiar em causa pelo número habitual, solicitar informação adicional, reportar a situação fraudulenta.