Dicas
0

O truque de chef para fazer os melhores ovos fritos: o segredo está na casca

Se não quiser quebrar a gema e estragar os ovos fritos, siga essas dicas de chef

Costumamos dizer que não se faz omelete sem quebrar alguns ovos, frase comum que nos ajuda a ganhar um pouco de coragem. Também acontece na cozinha, independentemente de querermos fazer uma omelete rápida ou uma omelete recheada. Além disso, se quisermos fazer ovos fritos, a realidade é bastante evidente quando se trata de quebrar ovos, mas podemos ter feito isso errado durante séculos!

Como fazer ovo frito com dica de chef

O chef José Andrés explica que existe uma forma de quebrar os ovos que vamos cozinhar que é muito mais prática para ter ovos fritos impecáveis. Para começar, não devemos quebrar os ovos no mesmo recipiente onde vamos bater ou cozinhá-los, como nas bordas de um prato, de um copo, xícara ou na própria panela, pois expomos pedaços de casca do ovo que pode inclusive estar contaminada.

Porém, não é um motivo de saúde que José Andrés dá para não quebrar o ovo no canto de uma tigela ou panela, mas sim para a superfície pontiaguda do objeto ou da própria casca não romper o ovo em seu interior. Dessa forma permitindo que o ovo não se quebre na frigideira e que a gema fique inteira.

Por isso, a sugestão do chef é que quebremos o ovo numa superfície plana como uma tábua de cortar ou na própria bancada. Assim, isso reduz o risco de a casca, ao colidir com uma superfície pontiaguda, romper o delicado tecido da gema do ovo e resultar em um ovo frito não tão bonito como poderia ser. Se quiser correr menos riscos à saúde, coloque, sobre a superfície escolhida, uma folha de papel toalha para poder quebrar o ovo evitando possíveis contaminações cruzadas.