O Instagram Dix é um perfil secundário e privado na rede social em que os usuários compartilham fotos, vídeos e stories apenas para pessoas selecionadas a dedo. A tendência visa a privacidade das contas e iniciou em 2016 quando a plataforma passou a permitir múltiplas contas no mesmo celular.
Desde a liberação pelo Instagram, os perfis extraoficiais experimentaram um aumento significativo de adesão, especialmente entre os jovens.
O propósito do dix é permitir o compartilhamento de conteúdo mais íntimo por parte do usuário, incluindo selfies divertidas, fotos mais ousadas, desabafos e registros de festas destinados aos amigos mais próximos, geralmente excluindo conhecidos ou familiares.
Razões para ter um perfil dix
A possibilidade de um grande número de pessoas visualizar tudo o que era postado no perfil oficial, mesmo com uma conta fechada, gera uma certa preocupação entre quem busca uma abordagem mais privada sem necessariamente abrir mão da rede social da Meta. É o que explica quem possui ou já teve um perfil dix..
A intenção ao criar a conta secundária é permitir que apenas um grupo seleto tenha acesso a um lado mais autêntico do proprietário do perfil.
Outra razão para ter um dix é possuir um espaço para fotos e vídeos que não seriam publicados no perfil oficial. A auxiliar de recursos humanos, Ana Laura Gonçalves, 19 anos, compartilha que criou o perfil secundário para preservar recordações.
Desde 2016, o uso do Dix e sua popularidade sofreram mudanças. Usuários que mantinham uma conta secundária entre 2016 e 2019 hoje não a utilizam com tanta frequência ou até mesmo a desativaram.
“Antes, eu postava bobagens para, no máximo, 20 pessoas. Depois de um tempo, desativei porque cansei de gerenciar duas contas do Instagram”, relata o jornalista, Pedro Lima, de 22 anos.
Usuários com 22 anos ou mais ouvidos pela reportagem indicam que a tendência atual do Dix são publicações ao estilo da plataforma Tumblr, com posts mais conceituais, fotos em preto e branco, imagens onde o rosto dos usuários não aparece e a inclusão de músicas populares da geração, como o trap.
“Conheço pessoas que não postam nenhuma foto mostrando o rosto. As imagens sempre acompanham músicas de rap/trap”, conta a repórter, Isabella Pugliese, de 22 anos.
Riscos do dix
Ao criar uma conta Dix, é crucial a seleção cuidadosa dos perfis que terão acesso, pois há o risco de vazamento de prints ou downloads indevidos das fotos e vídeos postados.
Além disso, conteúdos com nudez e abusivos são proibidos na plataforma, que também estabelece a idade mínima de 13 anos para a criação de uma conta.